A língua mais falada em Milão é o português

16/04/2012 18:25 / Atualizado em 13/03/2013 15:23

DE MILÃO – Em Milão a língua que mais se ouve pelas ruas é o português. Isso mesmo. Graças à semana de design que toma conta da cidade entre os dias 15 de 22 abril, uma grande quantidade de estrangeiros vai tomando conta da capital mundial do design, e o Brasil é um dos países mais presentes.

Clara CaldeiraFachada do Brazil SA em Milão, dedicado ao design brasileiro
Fachada do Brazil SA em Milão, dedicado ao design brasileiro

Com uma conjuntura econômica global favorável, cada vez mais designers, arquitetos e jornalistas brasileiros tem a chance de vir à Milão para conferir de perto o maior evento do design internacional. Há quem diga que mais de 15 mil pessoas devem deixar o país rumo a Milão durante a semana.

Salone dei Mobile

A primeira fagulha para o surgimento do evento foi a criação do tradicional Salão Internacional do Móvel , em 1951, e onde se reúnem até hoje as maiores empresas de movelaria da Itália e do mundo. Mas não é só com circuitos fechados que se faz uma feira de design. Há cerca de 20 anos uma movimentação paralela ao salão começou a tomar conta das ruas e lojas de Milão e pouco a pouco a semana de design se espalhou para a cidade inteira.

Fuori Salone

“Tudo começou com os eventos organizados por Gilda Bojardi, editora da revista de design italiana Interni”, lembra Pedro Ariel, diretor de redação da Casa Cláudia, e frequentador do evento há mais de 10 anos. A tendência se espalhou, e o evento acabou ganhando vida própria. Hoje, é possível encontrar exposições, atividades e intervenções urbanas em diferentes bairros da cidade como Duomo, Brera, Lambrate e Tortona, a Vila Madalena milanesa.

Clara CaldeiraExposição no lounge Brazil SA
Exposição no lounge Brazil SA

São Paulo, Cidade do Design e da Arquitetura

Entre os dias 23 e 26 de agosto, São Paulo será a sede do Design Weenkend, um festival de quatro dias que mobilizará a cidade em torno da arte, da decoração, da arquitetura e do urbanismo. Inspirado na tradicional semana milanesa de design, o evento deve espalhar pela terra da garoa as cores, formas e a ousadia do que há de mais novo na produção artística nacional e internacional.

Renata ReisCartaz de São Paulo na estação San Babila do Metrô de Milão
Cartaz de São Paulo na estação San Babila do Metrô de Milão

Além dos eventos e atividades promovidos por lojas e ateliês, a semana é um convite à retomada do espaço urbano. O objetivo é promover uma ocupação artística coletiva incentivando a reflexão sobre o modelo que temos e o modelo que queremos de cidade. Por isso artistas, lojistas e criadores em geral estão convidados a se inscrever e participar deste que será o primeiro grande evento de design da cidade de São Paulo.

* a repórter viajou a convite da Apex e da Anfacer