A língua mais falada em Milão é o português
DE MILÃO – Em Milão a língua que mais se ouve pelas ruas é o português. Isso mesmo. Graças à semana de design que toma conta da cidade entre os dias 15 de 22 abril, uma grande quantidade de estrangeiros vai tomando conta da capital mundial do design, e o Brasil é um dos países mais presentes.
Com uma conjuntura econômica global favorável, cada vez mais designers, arquitetos e jornalistas brasileiros tem a chance de vir à Milão para conferir de perto o maior evento do design internacional. Há quem diga que mais de 15 mil pessoas devem deixar o país rumo a Milão durante a semana.
Salone dei Mobile
- Se você acha que Porto Seguro é só praia, está perdendo muito; Confira
- 7 bairros imperdíveis pelo Brasil para incluir na sua lista de viagem
- Programação do São João de Diadema incentiva artistas locais
- Saiba onde nos EUA o português é uma das línguas mais faladas
A primeira fagulha para o surgimento do evento foi a criação do tradicional Salão Internacional do Móvel , em 1951, e onde se reúnem até hoje as maiores empresas de movelaria da Itália e do mundo. Mas não é só com circuitos fechados que se faz uma feira de design. Há cerca de 20 anos uma movimentação paralela ao salão começou a tomar conta das ruas e lojas de Milão e pouco a pouco a semana de design se espalhou para a cidade inteira.
Fuori Salone
“Tudo começou com os eventos organizados por Gilda Bojardi, editora da revista de design italiana Interni”, lembra Pedro Ariel, diretor de redação da Casa Cláudia, e frequentador do evento há mais de 10 anos. A tendência se espalhou, e o evento acabou ganhando vida própria. Hoje, é possível encontrar exposições, atividades e intervenções urbanas em diferentes bairros da cidade como Duomo, Brera, Lambrate e Tortona, a Vila Madalena milanesa.
São Paulo, Cidade do Design e da Arquitetura
Entre os dias 23 e 26 de agosto, São Paulo será a sede do Design Weenkend, um festival de quatro dias que mobilizará a cidade em torno da arte, da decoração, da arquitetura e do urbanismo. Inspirado na tradicional semana milanesa de design, o evento deve espalhar pela terra da garoa as cores, formas e a ousadia do que há de mais novo na produção artística nacional e internacional.
Além dos eventos e atividades promovidos por lojas e ateliês, a semana é um convite à retomada do espaço urbano. O objetivo é promover uma ocupação artística coletiva incentivando a reflexão sobre o modelo que temos e o modelo que queremos de cidade. Por isso artistas, lojistas e criadores em geral estão convidados a se inscrever e participar deste que será o primeiro grande evento de design da cidade de São Paulo.
* a repórter viajou a convite da Apex e da Anfacer