A maravilhosa experiência de um estudante e seu aplicativo de carnaval

Por: Keila Baraçal
Thiago Messias

Thiago Messias tem 19 anos, sempre estudou em escola pública e sua paixão é a tecnologia de informação. Viveu, portanto, todos as dimensões da exclusão. Ela está usando o carnaval para ensinar como qualquer um, mesmo sem nenhuma experiência, consegue ter seu aplicativo e romper a exclusão digital.

Montou em poucos dias e sem nenhum custo um aplicativo sobre os blocos de rua na cidade de São Paulo. Isso para divulgar uma plataforma ( Fábrica de Aplicativos), desenvolvida por engenheiros da USP, que permite que se faça rapidamente ( e, de novo sem custos )um app. Pode ser usado até nos celulares mais simples e ser baixado apenas por um link.

Essa experiência vai muito além do Carnaval. Integra um ambicioso projeto batizado de Mundial da Educação em que escolas e estudantes das cidades da Copa do Mundo buscam transformar seus bairros em extensões da sala de aula, mapeando os recursos digitalmente e acessíveis pelo celular.

É como se toda a cidade virasse uma escola. Mesmo que você não seja folião, vale a pena baixar esse app para ver como podermos dar mais poder e conhecimento aos estudantes. Clique aqui.