Acesso gratuito a filmes, livros, cursos e aulas de idiomas

30/03/2011 15:14 / Atualizado em 30/04/2020 11:43

O site  Open Culture (em inglês) reúne importantes materiais culturais e educacionais em um único lugar. E o melhor, é que é tudo gratuito. Os internautas têm acesso fácil a áudios-livro, cursos online, filmes, aulas de idiomas, e-books, entre outros tipos de conteúdo.

Fundado em 2006, o Open Culture é gerido por Dan Colman, que é diretor do Stanford’s Continuing Studies Program; Eric Oberle, que garante o apoio técnico do site; e Fred Hsu, engenheiro técnico, responsável por desenvolver o aplicativo do site para iPhones.

Filmes do Hitchcock de graça

divulgaçãoSecret Agent pode ser visto gratuitamente
Secret Agent pode ser visto gratuitamente

No Open Culture, o internauta pode assistir, por exemplo, a filmes de um dos maiores cineastas da história, Alfred Hitchcock. O premiado diretor fez mais de 50 filmes e parte do seu trabalho pode ser visto gratuitamente no site.

Alguns de seus trabalhos são protegidos por direitos autorais, mas, segundo o site, outros acabaram se tornando de domínio público. Por isso, o Open Culture disponibiliza um catálogo de 15 filmes, como Blackmail (1929), Bom Voyage (1944), Secret Agent (1936), The Lady Vanishes (1938), entre outros.

Hitchcock nasceu em 1899, em Londres, em uma família de classe média baixa, e faleceu em 1980, nos Estados Unidos. Começou a fazer filmes na década de 1920, depois de trabalhar com cinema, tendo funções como assistente de direção, cenógrafo e desenhando legendas de filmes mudos.

divulgaçãoCatálogo conta com 15 títulos do diretor
Catálogo conta com 15 títulos do diretor

Entre suas obras, ganharam destaque filmes como “Psicose”, “Os Pássaros” e “O homem que sabia demais”. O seu primeiro sucesso foi “O Locatário”, feito em 1927, baseado nos assassinatos de Jack, o Estripador – este também disponível no Open Culture, veja aqui.

Veja o catálogo completo de filmes de Hitchcock oferecido pelo Open Culture.