Além de Amélie Poulain: 10 filmes franceses para assistir no Netflix

Por: Redação | Comunicar erro
divulgação
“Azul é a Cor Mais Quente” é um dos destaques da lista

Truffaut, Jean Renoir, Jean-Luc Godard e Brigitte Bardot. O cinema francês foi construído por grandes nomes e é um dos mais respeitos do mundo. Essa qualidade histórica permanece em evolução, com filmes contemporâneos queridos tanto pelo público quanto pela crítica. Um exemplo? “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, título quase unânime entre os cinéfilos.

Além de figurar quase sempre na lista melhores filmes do festival de Cannes, o cinema francês também tem tomado a dianteira em premiações mais populares e também importantes, como é o caso de “O Artista”, vencedor do Oscar em 2012.

Selecionamos dez filmes da cinematografia recente da França que merecem a sua atenção – para além dos filmes já citados. Todas as produções estão disponíveis no Netflix. Vale lembrar que a plataforma de streaming oferece acesso gratuito a todo o catálogo durante 30 dias.

Azul

“Azul é a Cor Mais Quente”

Adèle é uma garota de 15 anos que descobre, na cor azul dos cabelos de Emma, sua primeira paixão por outra mulher. Sem poder revelar a ninguém seus desejos, ela se entrega por completo a este amor secreto, enquanto trava uma guerra com sua família e com a moral vigente. Longa é baseado na graphic novel “Blue”, de Julie Maroh.

O

“O Artista”

Na Hollywood dos anos 20, George Valentin (Jean Dujardin) é uma das maiores estrelas do cinema mudo, participando de dezenas de aventuras ao lado de seu cão da raça Jack Russel Terrier. Inveja de muitos homens, ele lentamente começa a se defrontar com o ostracismo após a invenção e chegada do cinema falado, que tem um desastroso efeito na vida do astro. Enquanto sua amiga Peppy Miller ganha notoriedade com essas mudanças, Valentin é cada vez mais relegado ao esquecimento.

O

“O Profissional”

A cidade é Nova York. A família de Mathilda (Natalie Portman), uma garota de 12 anos, é assassinada por ordem do policial corrupto Stansfield (Gary Oldman), pois seu pai mexia com drogas. Apenas ela escapa, buscando refúgio no apartamento vizinho onde mora Léon (Jean Reno). Léon é um matador profissional de primeira linha e, acostumado a ser solitário, reluta em abrigar a garota. Ela propõe um acordo: quer aprender a matar para vingar a morte da família e, em troca, fará os serviços domésticos. Os dois acabam se tornando grandes amigos, pondo na vida de Léon a afeição que faltava. Agora, os dois querem eliminar o policial corrupto que matou a família de Mathilda e está atrás dela, a testemunha do crime.

Cópia

“Cópia Fiel”

O escritor de meia-idade James Miller (William Shimell) vai à Itália para promover uma palestra e receber um prêmio pelo seu mais recente livro, Copia Conforme. Na viagem, ele conhece uma misteriosa mulher (Juliette Binoche). Juntos, eles viajam pela região da Toscana e começam a se descobrir (ou redescobrir?). O original é melhor que a cópia? Qual a diferença deste casal para outros juntos há anos?

Minhas

“Minhas Tardes com Margueritte”

Uma história sobre os encontros inesperados da vida. Germain (Gérard Depardieu) é um iletrado e solitário homem. Para preencher suas tardes, ele faz amizade com a senhora Margueritte (Gisèle Casadesus).

Intocáveis

“Intocáveis”

Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático. De início, eles enfrentam vários problemas, já que ambos têm temperamento forte, mas aos poucos passam a aprender um com o outro.

Caché

“Caché”

Georges Laurent é jornalista e apresentador em um programa literário de TV. Ele vive tranquilamente em uma casa em Paris, com a esposa Anne e o filho Pierrot. Porém, esta tranquilidade é quebrada no dia em que sua esposa recebe o primeiro vídeo anônimo e percebe que sua família é observada de forma anônima e perturbadora.

A

“A Delicadeza do Amor”

Em luto há três anos pela morte do marido, a francesa Nathalie (Audrey Tautou) é paquerada por Markus Lundl (François Damiens), um colega de trabalho sueco. Esse casal incomum embarca em uma jornada emocional, que suscita todo tipo de questões e hostilidade no trabalho.

O

“O Pequeno Nicolau”

Nicolas (Maxime Godard) é um garoto muito amado pelos pais, que leva uma vida tranquila. Até o dia em ouve uma conversa entre seus pais, que o faz achar que a mãe está grávida. Nicolas entra em desespero e já pensa no pior: ao nascer um irmão, eles deixarão de lhe dar atenção. Para escapar de seu terrível destino, o menino faz campanha para mostrar a seus pais o quanto é indispensável e, por tentar agradá-los demais, acaba cometendo vários tropeços o que faz com eles fiquem enfurecidos com Nicolau. Desesperado, ele muda de tática e, com seus amigos desastrados, bola diversos planos para achar uma solução para seu problema.

Piaf

 “Piaf – Um Hino ao Amor”

Nascida no bairro de Belleville, em Paris, Édith Giovanna Gassion (Marion Cotillard) demorou a conquistar prestígio como cantora em seu país. Após anos na estrada, acabou sendo descoberta por um caça-talentos que lhe apelidou de Piaf(passarinho, em francês) e lhe deu a oportunidade de cantar em alguns cabarés bem freqüentados. O nome Edith Piaf passou, então, a ser reconhecido por toda a Europa, região que vive um período de guerras e tristes canções.

Compartilhe:

1 / 8
1
01:30
Facilite Sua Vida: Cozinha limpa em 5 minutos
O Facilite Sua Vida tem duas dicas para você limpar a cozinha rapidinho e sem estresse.
2
03:33
Facilite Sua Vida: dicas para quem mora sozinha
Facilite Sua Vida, novo programa da Catraca Livre, se propõe a apresentar soluções aos vários probleminhas com que nos deparamos …
3
01:01
4 exercícios para fazer no trabalho e dar tchau ao sedentarismo
O Facilite sua vida, programa da Catraca Livre sobre dicas para o dia a dia, te ensina uma sequência rápida …
4
01:47
Receita de lasanha de pão para você preparar em pouco tempo
O Facilite sua vida, programa da Catraca Livre sobre dicas para o dia a dia, vai te ensinar a preparar …
5
01:41
Artistas usam superfícies urbanas para estampar camisetas e bolsas
Um coletivo de artitas baseado em Berlim sabe exatamente como usar a paisagem urbana de forma artística: eles usam superfícies …
6
01:01
Hiroshi Ishiguro e seu gêmeo robô vêm a São Paulo
O professor Hiroshi Ishiguro e seu robô vieram a São Paulo para uma palestra na Japan House.
7
02:05
Uma corrida de drones caseiros a 200 km/h
A Campus Party 2018 tomou conta do Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, com quatro dias de intensa …
8
01:27
Você já ouviu falar no “Uber Humano”?
O pesquisador Jun Rekimoto desenvolveu uma forma de qualquer um realizar funções e experiências "alugando" o corpo de outra pessoa. …