‘Alice no País das Maravilhas’ ganha edição ilustrada por Yayoi Kusama
Obra clássica da literatura universal, “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, foi publicado pela primeira vez em 1895 e, ao longo dos anos, ganhou inúmeras adaptações para diferentes públicos. Uma nova versão do livro, com ilustrações da artista japonesa Yayoi Kusama, chega agora às livrarias brasileiras e deve agradar não só ao público infanto-juvenil, mas pessoas de todas as idades interessadas em literatura e artes visuais.
Yayoi é uma das precursoras da pop art. Nasceu no Japão em 1929 e mudou-se para os Estados Unidos nos anos 50, tornando-se uma das principais figuras da vanguarda artística de Nova York. Expressa em pinturas, esculturas, instalações e outros suportes, a arte de Yayoi é marcada pela multiplicidade de bolas e pontos que, segundo a artista, nascem de alucinações e visões distorcidas que sofre desde a infância.
Há mais de quarenta anos, Yayoi vive voluntariamente em um hospital psiquiátrico em Tóquio sob os diagnósticos de esquizofrenia e transtorno obsessivo compulsivo. Na galeria abaixo estão algumas ilustrações da artista, presentes no livro, que dão às aventuras da jovem Alice uma roupagem psicodélica:
- Síndrome de Alice no País das Maravilhas: entenda o distúrbio que distorce a percepção humana
- Fins de semana de abril estão carregados com shows de peso no Sesc Santo André
- Sesc Santo André realiza a primeira edição da Semana da Diáspora Amarela
- Com 56,4% de crianças analfabetas no país, escritor independente forma leitores e surpreende com vendas