Alunos da FEI criam aplicativo inovador de mobilidade e segurança para ciclistas

Bora foi elaborado por alunos da FEI

Chamado “Bora de Bike”, um novo aplicativo para dispositivos móveis para ciclistas foi desenvolvido por alunos do curso de Administração do Centro Universitário da FEI. O app foi criado para integrar e estimular o uso das ciclovias e ciclofaixas na cidade de São Paulo.

A ferramenta disponibiliza a função de rotas com base nos dados do Google Maps, que indica locais com infraestrutura ciclável, e está em desenvolvimento para também disponibilizar trajetos e horários de saídas dos usuários cadastrados, com o objetivo de criar grupos e assim aumentar a segurança e incentivar o uso de bicicletas.

O aplicativo ainda oferece informações sobre locais para consertos de bicicletas, estabelecimentos com estacionamento de bike, condições climáticas e, no chat, os usuários podem compartilhar informações, como manifestações e dicas, entre outros.

O projeto surgiu quando os estudantes identificaram que os trechos cicláveis não estão sendo aproveitados para locomoção da população, entre os motivos estão: terreno, clima, falta de segurança e falta de respeito dos motoristas. “A bicicleta é um meio de transporte alternativo e atrativo, percebemos que há um grande público que apoia a implantação de ciclofaixas – cerca de 80% segundo o Instituto Data Folha, mas nem todos as utilizam”, afirmam os alunos da FEI e idealizadores do projeto. “A ideia é otimizar o uso com informações necessárias aos usuários e tornar a viagem mais agradável, segura e saudável”, completam. Segundo os alunos, a maioria dos aplicativos destinados a ciclistas têm foco em atividades e condicionamento físico, nenhum deles segue a proposta de mobilidade urbana.