Análise aponta os 10 melhores smartphones do Brasil em 2016
Mais até do que computadores, os celulares são o grande sonho de consumo dos brasileiros e 2016 teve uma série de excelentes aparelhos novos lançados no país. O Tecmundo fez um levantamento dos melhores smartphones que desembarcaram no país neste ano.
A lista só contém aparelhos que estiveram disponíveis de forma oficial no mercado brasileiro. Isso quer dizer que modelos icônicos como Google Pixel, OnePlus 3T e Xiaomi Mi MIX não serão considerados. Em um mundo ideal, onde o mercado nacional receberia os mesmos lançamentos que vemos nos EUA ou na China, esses e outros dispositivos muito provavelmente estariam na nossa seleção.
Metodologia
- WhatsApp deixa de funcionar em 15 celulares nesta terça-feira, 24; veja a lista
- Submarino tem smartphones a partir de R$ 199, até 70% OFF
- Saiba quais smartphones vão receber o Android Oreo!
- Google diz quais os 15 celulares Android mais seguros do mercado
Foram avaliados seis pontos que consideramos cruciais para a qualidade de um smartphone: a) Design; b) Hardware e desempenho; c) Software; d) Câmeras; e) Bateria; e f) Custo-benefício. Cada aparelho foi avaliado com uma nota de 0 a 10 em cada um desses quesitos. As notas foram somadas de forma simples, sem atribuir peso diferente para as categorias, e chegamos a uma pontuação final. A classificação do top 10 foi organizada de acordo com essa pontuação.
10. Moto G4 Plus
O intermediário da Motorola/Lenovo foi um dos destaques do mercado de intermediários. Ele é um bom smartphone e se saiu bem em nossa classificação pelo software e pelo custo-benefício. Sua nota final foi 45, o que o deixou empatado com outros dois celulares: o Zenfone 3 de 5,5’’ e o LG G5 SE. Por conta do critério de desempate, o aparelho da LG não entrou na lista.
9. Zenfone 3 de 5,5’’
A ASUS lançou dois aparelhos com o nome de “Zenfone 3” no Brasil, mas existem diferenças significativas entre o menor, com tela de 5,2’’, e o maior, com tela 5,5’’. Vamos considerar o aparelho maior nesta lista. No total, o aparelho da ASUS recebeu nota 45.
8. Xperia XA Ultra
O celular da Sony se destacou por design, software e câmera frontal. Contudo, ele perdeu pontos em questão de custo-benefício, em virtude do preço elevado em comparação ao dos concorrentes. Afinal, ele também é um intermediário. A nota total foi 46.
7. iPhone SE
O “revival” do iPhone 5 lançado pela Apple esse ano agradou muita gente pelo tamanho reduzido e pelo hardware revisado. Em nossa classificação, ele foi bem em software e câmeras. Isso não é exatamente uma surpresa, uma vez que aparelhos da marca sempre vão bem nesses quesitos. A nota total foi 49.
6. Zenfone 3 Deluxe
O todo-poderoso da ASUS chegou ao Brasil há pouquíssimo tempo, mas já tinha sido apresentado pela fabricante alguns meses atrás. Vamos considerar nessa comparação a versão com Snapdragon 821 e 256 GB de armazenamento. Nós testamos o dispositivo recentemente e daríamos nota 10 para ele em hardware, não fosse a tela Full HD. A nota final foi 49.
5. Moto Z Play
O Intermediário premium da Lenovo/Motorola nos agradou bastante nos testes, especialmente pela duração da bateria. O smartphone realmente nos surpreendeu nesse quesito, além de ter um bom desempenho e software bem elaborado. A nota final foi 51.
4. Xperia XZ
O Xperia XZ perdeu muitos pontos em custo-benefício, mas suas outras qualidades conseguiram colocá-lo na parte de cima da tabela, especialmente a câmera e a bateria. A nota final do aparelho da Sony foi 52.
Veja os três finalistas e resenhas em vídeos no site do Tecmundo.