Aplicativo de opiniões Sarahah pode oferecer risco de segurança
O aplicativo que oferece opiniões “sinceras” de anônimos Sarahah se tornou uma febre por todo o mundo, inclusive no Brasil. O que muita gente não pensa quando faz uma conta nele é que pode estar se expondo a um perigo muito maior do que de receber mensagens ódio.
A lógica do aplicativo, que também pode ser usado a partir da web, é bem simples: você cria uma conta e então as pessoas podem deixar mensagens anônimas em seu perfil. Essas mensagens são privadas, então só você pode acessá-las, e não é possível respondê-las, diferente do que acontece em serviços como Curious.cat ou Ask.fm.
Tamanho sucesso, porém, levanta algumas preocupações. Existem riscos em utilizar um serviço como esse? E, para além das imprescindíveis questões técnicas, há ainda um viés psicológico dessa novidade que deva ser levado em conta?
- Cheetah Plains oferece safári de luxo sustentável na África do Sul
- 5 parques aquáticos em SP que você não pode deixar de conhecer
- Os níveis de colesterol podem estar associados a um risco 60% maior de demência
- 5 dos melhores hospitais da América Latina estão no Brasil; confira ranking
Não há nenhuma grande companhia da internet por trás do Sarahah. De fato, não há como saber a quem pertence o domínio sarahah.com porque os seus responsáveis utilizam um sistema de proteção que oculta seu nome e outros dados. Segundo testes do parceiro do Catraca Livre Tecmundo, o serviço pode reaproveitar nomes de perfis deletados, o que pode oferecer uma ameaça à privacidade.
Outro detalhe importante é a não necessidade de confirmação de email para criar uma conta. Isso abre brecha inclusive para o uso de emails falsos, o que joga por terra qualquer tipo de preocupação com deixar o ambiente do Sarahah “agradável” para os participantes que ativam a função que só permite comentários de pessoas logadas (mesmo que elas se mantenham anônimas).
Veja mais informações no site do Tecmundo.