App facilitam o uso do transporte público

Por: Redação

Quem usa transporte público em São Paulo pode usar o smartphone para evitar perder o ônibus ou o trem e, assim, poupar alguns minutos.

Um dos melhores aplicativos para esse fim, o Moovit dispõe dos horários dos coletivos para cada ponto e conta com a função de traçar rotas, com resultados que incluem metrô, ônibus e trem e exibem até o horário para sair de casa. Sua busca é ruim, mas os resultados satisfazem.

Os mapas do Moovit são próprios (em vez de empregar os do Android ou os do iOS). Simples, permitem navegação muito rápida, em detrimento dos detalhes.

Outro atrativo é o aproveitamento de dados fornecidos pelos próprios usuários –é possível usar o app para avisar sobre atraso, superlotação e até se o motorista dirige agressivamente.

A TranzMate, desenvolvedora israelense responsável pelo Moovit, diz que o aplicativo já tem 30 mil usuários na capital paulista, mas ainda não é possível ver em volume significante as informações enviadas pelos voluntários.

A ideia de usar o “crowdsourcing” para localização vem dando certo para o também israelense Waze, aplicativo para motoristas que se tornou célebre. Seu cofundador, Uri Levine, faz parte do conselho diretor do Moovit. Leia matéria completa