Arduino Day reúne reúne 13 eventos gratuitos de tecnologia em SP
Não é mentira, no dia 1º de abril acontece o Arduino Day 2017, evento mundial que reúne eventos de programação, tecnologia e cultura maker por todo o mundo. Só no Brasil são 84!
E que diabos é um Arduino? É uma plataforma de software projetada para ser simples de programar e com baixo custo, ideal para projetos de artistas e amadores. E a data comemorativa serve justamente para popularizar a plataforma e mostrar como qualquer um pode fazer um projeto interativo simples sem um PhD em ciência da computação.
Em São Paulo, o Arduino Day traz acontecimentos paralelos em 13 localidades, com apoio do fórum maker Embarcados, MinasUp e o Instituto de Tecnologia Social, assim como o Fablab Livre. O evento, na capital paulista, é uma realização da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Sesi-SP abre vagas em curso gratuito de programação e robótica
- Centro Cultural em SP abre vagas em curso gratuito de tecnologia
- UFRGS oferece mais de 90 cursos gratuitos com certificado
Oficinas estarão disponíveis em cada um dos 12 Fablab Livre SP, além do Centro Cultural São Paulo. Nelas, os participantes aprenderão a fazer um Arduino do começo ao fim. Não é preciso nenhum conhecimento prévio para participar e a iniciativa é Catraca Livre.
O Centro Cultural São Paulo também conta com palestras, exposições, workshops e mini-oficinas. Inclusive, crianças são bem-vindas!
Quem quiser participar das oficinas nos Fablab Livre SP, se inscreva aqui. Para se inscrever no que vai rolar no Centro Cultural São Paulo, basta se cadastrar aqui.
Confira abaixo parte da programação. E use este mapa para achar mais eventos do Arduino Day pelo Brasil e pelo mundo.
Palestras e Painéis Programados para o Centro Cultural São Paulo:
14:00 Abertura / Apresentação Fab Lab Livre SP – Daniel Annenberg (SMIT)
14:45 Palestra: Movimento Maker – Manoel Lemos (Fazedores)
15:30 Painel: Arte, Tecnologia e Cultura Maker – Andrea Bandoni, Andrei Speridião e Priscila Fernanda (ITS)
16:15 Palestra: Robos conversando com Arduino – Stéfany Mazon (IBM Brasil)
17:00 Painel – Cassia Fernandez (Poli USP), Gislaine Munhoz (SME), Fabio Zgismond (Mundo Maker), Maria Rita Casagrande
17:45 Painel: Drone de corrida: da fabricação à competição – Lucas Schlosinski (Mirante Lab), Carlos Cândido, Rafael ‘Spook’ Paiva
18:30 Palestra: “Programação de Arduino para Crianças com Scratch Matheus (Teteus) Barbosa Moraes
19:15 Mesa Redonda – As fronteiras da tecnologia”, Juliana Harrison (PortoLab), Vitoria Bemejo (Red Bull Basement), Monica Rizzoli (Garoa HackerClube), Rodrigo Terra (EraTransmídia), Thiago Lima (Embarcados e LHC), Isaac Loureir (ITS)