Arquiteto cria cápsulas anexadas a prédios para abrigar pessoas em situação de rua
O arquiteto britânico James Furzer, 26 anos, teve uma ideia inovadora para proporcionar abrigos para pessoas em situação de rua em Londres. Ele criou cápsulas de madeira para serem anexadas a prédios e servirem de moradia provisória a quem precisa. O projeto, intitulado “Homes for the Homeless”, foi o vencedor do prêmio de 5 mil euros oferecido pelo concurso ‘Space for New Visions‘.
As cápsulas feitas com madeira compensada e moldura de metal se anexam nas paredes dos edifícios e podem ser instaladas em conjunto ou separadamente. A estrutura conta ainda com uma sala/dormitório e acompanha um colchão. O intuito do projeto é ajudar as aproximadamente 750 pessoas que dormem nas ruas da cidade todos os dias.
De acordo com descrição no site do arquiteto, as cápsulas “não são um hotel cinco estrelas, mas são confortáveis – é literalmente um lugar quente, seco e seguro, onde alguém apenas poderia tirar algumas horas de descanso, especialmente em más condições climáticas”.
- 10 atrações para conhecer em São Paulo a partir do metrô
- Arquitetos criam biblioteca de rua na Bulgária para incentivar leitura
- Arquitetos projetam vila ecológica para 830 pessoas
- Arquiteto premiado constrói casas para refugiados
Para viabilizar o projeto, foi criada uma campanha de financiamento coletivo com a meta de arrecadar 15 mil euros (R$ 59 mil).
Assista ao vídeo e veja mais imagens: