Arquiteto projeta bar refrescante feito de bambu em Hanói
O arquiteto vietnamita Vo Trong Nghia gosta de usar estruturas de bambu para realizar seus trabalhos. Numa espécie de retorno ao passado do país, que vive hoje uma modernização, Nghia acabou de erguer o Wind and Water bar, um bambuzal moldado perto de Hanói.
O Bar fica, na verdade, ao lado do Wind and Water café, restaurante projetado pelo mesmo arquiteto também com bambu. Mas, ao contrário deste, só pode ser acessado por um caminho de pedras, já que fica no meio de um lago artificial.
- Perda de olfato no banho pode ser sinal de demência
- Sintoma de demência pode ser identificado em conversas do dia a dia. Fique atento aos sinais!
- Estas 2 doenças podem antecipar problemas cardíacos em 28 anos
- Interior de SP: 10 cidades que merecem uma visita
Sua estrutura é quase toda formada por uma cúpula de 10m de altura e 15m de diâmetro feita com bambus entrelaçados e amarrados. Uma abertura de 1,5m no seu topo, que deixa escapar o ar quente, ajuda, junto com a temperatura baixa da água, a deixar o ambiente mais refrescante de forma natural.
A equipe de Nghia só usou um pouco de aço para a fundação, mas o resto da estrutura é totalmente de bambu. Umas das plantas de crescimento mais rápido do planeta, o vegetal de caules lenhificados tem baixo custo e é versátil para diversas construções – além de ser uma opção sustentável, claro.
O Wind and Water bar ainda recebe reuniões, shows, cerimônias e outros eventos públicos. O complexo de bambu formado por ele e pelo café ao lado tornou-se um marco da paisagem urbana de Hanói.
Via Inhabitat.