Artista cria retratos hiper realistas usando bordados
Vasculhando os detalhes minuciosos de retratos bordados da artista Cayce Zavaglia, é difícil imaginar que cada trabalho é incrivelmente maior do que 20 x 25 cm. Seu processo, que ela se refere como uma “pintura em fios” e “bordado renegado,” começa com uma sessão de fotos de cada pessoa, ou seja, amigos, família e colegas artistas.
Cerca de 100-150 fotos são escolhidas para uma única seleção que ela então começa a bordar com linha de bordar em linho belga. Ela compartilha via sua declaração do artista:
Ao longo dos anos, tenho desenvolvido uma técnica de costura que me permite misturar cores e estabelecer tonalidades que lembram as técnicas utilizadas na pintura a óleo clássica. A direção em que os fios são costurados imitar a forma como marcas do pincel são em camadas dentro de um quadro que, por sua vez, permite a alusão de profundidade, volume e forma. Minha metodologia costura beira o obsessivo, mas finalmente me permite evocar visualmente extradições pictóricas de carne, cabelo e tecido.