As primeiras filmagens de nudez da história
Georges Méliès (1861 – 1938) foi um ilusionista francês pioneiro na sétima arte. Além de ser considerado precursor no uso de duplas exposições, cortes e efeitos especiais em seus filmes curtos, sendo que o mais famoso talvez seja “Viagem à Lua” (1902), no qual diversas técnicas inovadoras foram empregadas, o artista foi praticamente um dos primeiros a ousar no gênero de ficção científica e também no erotismo.
Bem, “After the Ball” não é um filme erótico para os padrões de hoje. Na verdade, é bem provável que nem era a intenção de Méliès fazer algo erótico. O filme é basicamente o registro do banho, super rápido, diga-se de passagem, de uma dama auxiliada pela serviçal, mas para a época era a chance de muitos verem uma bunda, afinal é o primeiro registro de nudez em filme.
O filme mudo é de 1897. A “estrela” da obra, Jehanne d’Alcy, tornou-se mulher do cineasta. Além de mostrar nádegas é muito provável que seja o primeiro filme a mostrar um strip nada sensual, mas, de novo, para o período deve ter sido um escândalo.
- As belezas de um passeio a pé pelo centro histórico de Curitiba
- Precursor dos efeitos especiais, Georges Méliès ganha mostra inédita no MIS
Você pode assistir ao vídeo no site da IdeaFixa, clicando aqui.