Assista ao primeiro desenho animado da história
Émile Cohl não foi apenas um francês talentoso, mas também o pai da animação. Como conta os historiadores, ele criou o praxinoscópio – sistema de animação de 12 imagens e filmes de aproximadamente 500 a 600 imagens – projetado no seu próprio théatre optique em 1892 . Com isso, surgia a possibilidade do primeiro desenho animado da história.
Em 1908, nasceu o curta “Fantasmagorie” – do mesmo sujeito francês – trazendo uma explosão de traços e transformações do personagem principal, um boneco feito de palitos que interage com outros personagens bizarros, com garrafas gigantes e até com elefantes se transformam em prédios. Foram 5 meses e 700 desenhos para a produção.
Outros historiadores discordam e consideram “Humorous Phases of Funny Faces”, de J. Stuart Blackton, a primeira tentativa feita em 6 de abril de 1906. O cineasta inglês – um pouco mais monótono – recheia a lousa com stopmotions e regressões visuais. O primeiro filme de longa-metragem animado foi “El Apóstol” (1917) do argentino Quirino Cristiani.
- As fascinantes histórias que há por trás de 10 obras de arte famosas
- SBT mostra vídeo de sexo explícito antes de desenho animado
- Clara Haddad faz contação de história única em São Paulo
- Pai transforma desenhos dos filhos em animes incríveis
Confira “Fantasmagorie” do francês Émile Cohl com pouco mais de 1 minuto:
Confira “Humorous Phases of Funny Faces”, de J. Stuart Blackton com pouco mais de 3 minutos: