Atravessando as letras de Lou Reed

12/08/2010 17:56 / Atualizado em 18/02/2016 16:13

“Atravessar o fogo- 310 letras de Lou Reed” editado pela Companhia das Letras teve seu lançamento recente.

O livro traz a tradução das letras desse artista que se tornou ícone do rock dos anos 60. Como letrista, ao seu lado estão gênios da música como Bob Dylan e Leonard Cohen. Em artigo escrito para uma revista americana o processo criativo de Reed foi definido como um “divórcio do som, em que as palavras se encaixam na folha e de sua intensidade perdida”.

“Cronista do submundo nova-iorquino, narrador de inegável talento para capturar as vozes das ruas, o fetichista depressivo com tendências suicidas e masoquistas, o amante da literatura e das artes de vanguarda. Um retrato completo da obra de uma das figuras mais polêmicas e influentes da música contemporânea” (trecho da Companhia das Letras).

Lou Reed uma vez comentou sobre seu desejo de fundir rock´n´roll com inteligência e percepção de um romance. Pete Townshend, guitarrista e compositor do The Who “Lou Reed é como Elmore Leonard com Charles Bukowski. Ele captura como ninguém a natureza de um sentimento, sua especificidade e cor”, comenta.

O livro traz os trabalhos de Reed de mais de três décadas, “Atravessar o Fogo” é uma coleção sobre letras que retrataram a América de uma época. Diante de suas diferentes encarnações do movimento “punk” ao “glam rock”, seu trabalho conseguiu manter uma vida inegável e uma beleza, muitas vezes inalcançável. O livro começa com seus trabalhos com o Velvet Underground e perpassa a marcante carreira solo e álbuns como “Transformer”, “Berlin”, entre outros.

“Atravessar o Fogo” não é apenas um apanhado da obra de um artista underground como também o registro de um dos poetas mais marcantes de sua geração.

(“Atravessar o Fogo- 310 Letras de Lou Reed, Companhia das Letras, R$ 51, 50)