Banco Central disponibiliza calculadora para ajudar com as finanças pessoais

Por: Catraca Livre
ManuelH/iStock
Uma ajuda para você não ficar no negativo.

Se mesmo seguindo as dicas de programação do Catraca Livre ainda faltou um pouco de dinheiro no final do mês, pode bater aquela dúvida: Usar o cartão de crédito ou cheque especial?

Para ocasiões como essa o Banco Central do Brasil disponibiliza em seu site, e também em aplicativos para celular e tablet, a Calculadora do Cidadão. Essa ferrmanenta foi feita com a intenção de ajudar os cidadãos nas contas financeiras do dia-a-dia.

Através da Calculadora, é possível verificar quanto dinheiro pode-se juntar após um ano de depósitos regulares na poupança, ou até mesmo calcular o quanto é necessário economizar por mês para poder casar, ou comprar uma bicicleta. Além do que já foi mencionado, os serviços dísponiveis na Calculadora incluem: atualizações de preços por indices como inflação, poupança, Selic, CDI e TR, cálculo do valor das parcelas de um financiamento, cálculo do valor que uma aplicação feita hoje terá no futuro, etc.

Para aqueles com um pouco mais de curiosidade, a Calculadora também disponibiliza a metodologia dos cálculos realizados.

Compartilhe: