Biblioteca digital da USP permite acesso gratuito a casos de corrupção

Por: Redação | Comunicar erro
Reprodução
A Corrupteca foi criada pelo NUPPs (Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas) da USP.

Cada vez mais a população tem acesso ao que, desde sempre, deveria ter sido exposto de maneira clara, objetiva e verossímil: a informação. Se atualmente muitos governos ao redor do mundo buscam ampliar o conceito de “transparência”, no passado – não tão distante do presente – as várias formas de fraude aconteciam com maior liberdade. E impunidade.

Para analisar os muitos casos de corrupção investigados e denunciados em território nacional e internacional, a USP (Universidade de São Paulo) e o jornal O Estado de S. Paulo criaram a “Corrupteca“. Alimentada com arquivos digitalizados, a biblioteca online conta com mais de 100 mil itens. Ela ainda está em fase de desenvolvimento, ou seja, o material tende a crescer. São conteúdos científicos sobre corrupção captados de 48.567 periódicos, encontrados em mais de  1.6 mil universidades e centros de pesquisa de 63 países. Há também notícias que compõem o acervo digital do Estadão acumulado desde 1875.

Entre os assuntos abordados estão, por exemplo, o impeachment de Fernando Collor, e o “Mensalão”, caso de crise política vivido durante o governo do presidente Lula. Na página da Corrupteca também é possível conferir as tags dos temas mais procurados. Todo o acesso é gratuito.

1 / 8
1
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
2
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
3
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
4
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
5
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
6
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
7
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
8
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …