Bob Dylan: Setenta anos de história

A lenda do chamado folk-rock e que encarnou a “voz de uma geração” na década de 60 nunca teve substituto à altura até os dias de hoje. Na última terça-feira, 24, o músico comemorou 70 anos.

No momento em que é celebrado seu septuagésimo aniversário, uma entrevista de 1966 leva um dos músicos mais respeitados do mundo ao topo das manchetes dos jornais; Uma gravação feita pela BBC ao jornalista, autor de “No Direction Home”, Robert Shelton, mostra a confissão de Bob Dylan no uso de heroína.

Entre as centenas de livros lançados sobre o artista dois deles- um lançado recentemente pela Larousse- são merecedores de atenção.

The Rolling Thunder Logbook”, de Sam Shepard, foi um jornal escrito pelo ator e dramaturgo norte-americano sobre o ‘The Rolling Thunder Revue’, espécie de caravana de artistas liderada por Bob Dylan, que cruzou quase vinte e duas cidades do nordeste norte-americano em turnê.

Na época, tinha sido a ele encomendado um roteiro para o cineasta italiano Federico Fellini. O roteiro nunca foi finalizado, porém, “The Rolling Thunder Logbook”, jornal do tempo de estrada que Sam passou com o grupo de artistas sim.

De volta ao tempo de apresentações

O Grupo de músicos e cantores, pintores preenchiam a noite fazendo e descobrindo arte. Escreviam peças, filmes e músicas.

Parte de sua equipe incluiu nomes como o de: Joni Mitchell, T-Burnett, Allen Ginsberg, Mick Ronson, entre outros. O fotógrafo oficial da trupe foi Ken Regan.

No Brasil

Capa do livro da Larousse

A Larousse lançou, no último dia 15, o perfil que Robert Shelton escreveu para o “New York Times” sobre Bob Dylan.

O perfil é creditado como a peça que faltava para que Dylan fosse “descoberto”, em 1961, apenas um ano após Dylan ter chegado à Nova York. Shelton, que acompanhou fielmente a carreira de Dylan, publica o ‘No Directions Home: a Vida e a Música de Bob Dylan’, biografia definitiva do astro de sucessos como ‘Blowing in the wind’ e ‘Like a rolling stone’.

Inédita no Brasil, a biografia ganhou informações exclusivas trazidas pelos coautores Elizabeth Thomson e Patrick Humphries. Conheça a magnífica história do homem e do músico, do amante e do explorador, do solitário e do fenômeno Bob Dylan, aclamado por todas as gerações.

Confira a galeria de imagens de The Rolling Thunder Logbook