Casa que parece desafiar a gravidade
Com a maior parte de seu volume sem apoio na parte de baixo, esta pode ser a casa com o maior comprimento de vão em balanço do mundo. Conhecida como Emerald Art Class House, a residência foi projetada nos Estados Unidos pelo escritório de arquitetura Fisher Architecture e os clientes eram fabricantes de vidro que queriam que a casa ficasse em cima da sua fábrica, a Emerald Art Glass.
Não havia muita área disponível para fazer uma casa térrea, e além disso a vista da casa ficaria prejudicada se ela fosse feita muito para baixo. Pensando nisso, os arquitetos resolveram fazer a maior parte da casa em um volume que parece estar voando sobre a cobertura do galpão da fábrica, aproveitando a área que seria perdida.
Os arquitetos responsáveis pelo projeto se gabam do feito comparando com a Casa da Cascata, projeto famoso do arquiteto Frank Loyd Wright de 1934 que tinha também uma boa parte dos pisos em balanço, chamando muita atenção na época pela inovação estrutural, porém sem chegar perto da medida alcançada nessa casa.
- Naoshima, Teshima e Inujima, as ‘ilhas de arte’ do Japão
- SP entra em lista global com mais hospedagem para LGBTQIA+
- Um passeio pelos castelos, fortes e mosteiros de Nova York
- SP 470: 47 curiosidades sobre São Paulo que talvez você não sabia