Casais São Embalados a Vácuo Por Artista Japonês

Texto por Toby McCasker

Desde 2009, Haruhiko “Photographer Hal” Kawaguhi pede a casais desconhecidos para irem à sua casa e entrarem num saco. Poucas pessoas conseguiriam fazer uma coisa dessas, mas o nativo de Tóquio tem algo de especial: suas séries Flesh Love e Zatsuran são globalmente elogiadas por seus retratos claustrofóbicos do amor. Ele também é (histericamente) patrocinado pela Condomania.

“Quando você abraça seu amante”, ele me diz, “às vezes você queria derreter na pessoa. Para realizar esse desejo, fotografo casais em espaços apertados. Logo cheguei ao ponto de fotografar casais em embalagens seladas a vácuo. Enquanto meu trabalho se tornava mais e mais intenso, notei que comunicação é indispensável.”

VICE: Por que você usa o nome profissional “Fotógrafo Hal”?
Haruhiko Kawaguchi: Quando estou fazendo uma imagem, é muito importante para mim que o tema apareça. Faço isso como uma máquina e uso 2001: Uma Odisseia no Espaço como um símbolo mecânico. Eu sou HAL, não como uma máquina assassina, mas como um computador, uma máquina pura.

Onde você encontra pessoas dispostas a serem seladas a vácuo em sacos plásticos?
Clubes, bares, [em] qualquer lugar, [em] qualquer hora. Sempre levo uma cópia de Flesh Love para mostrar aos casais que peço para posarem.

Leia a entrevista completa e veja todas as fotos do ensaio

aqui.