Charmoso, telhado verde reduz custos e ajuda o meio ambiente
Menos enchente, redução de gastos com energia elétrica e melhoria no meio ambiente. Essas são algumas das vantagens que o telhado verde pode proporcionar às casas e ao espaço público.
A paisagista Rita Barreto conta que o sistema evita que a energia solar seja absorvida pela laje ou telhado, deixando o ambiente interno mais fresco.
“Uma laje diretamente exposta ao sol pode atingir temperaturas maiores que 70°C nos horários mais quentes do dia, enquanto que a noite pode baixar para menos de 15°C. Já uma laje protegida com telhado verde reduz a amplitude dessa variação térmica, que oscila entre 25°C e 30°C”, afirma a especialista.
- Férias em Angra dos Reis? Veja 3 praias fora do circuito da Ilha Grande
- Comer isso no café da manhã pode causar gordura no fígado; saiba o que evitar
- Como apostar em escanteios: guia completo
- 3 lugares baratos para viajar no Brasil e aproveitar muito o verão
Estudos organizados pelo Conselho Nacional de Pesquisas canadense demonstram que edifícios com até três andares podem ter seus custos de energia elétrica reduzidos em 50% ou mais com essa solução verde. A redução de enxurradas também é um fato curioso e importante, principalmente para as cidades propícias a alagamento, já que o jardim absorve a chuva.
O sistema pode ser instalado em qualquer região e em qualquer clima. O único ponto a se observar e que se deve respeitar é o plantio de espécies apropriadas para cada caso. Além disso, é possível criar uma horta orgânica no próprio telhado.