Cientistas criam robô predador que sabe caçar cada vez melhor
Em uma medida que não deve dar problema nenhum no futuro, cientistas da Universidade de Zurique, na Suíça, estão treinando robôs a caçarem como predadores astutos. Os cientistas do Instituto de Neuroinformática criaram um robô que caça uma presa – outro robô, mas controlado por um humano – e que aprende a ser cada vez mais eficiente.
As máquinas usam câmeras e softwares especializados para ir em direção ao alvo, em um processo que obviamente nunca será usado para caçar humanos após o apocalipse robótico.
Os robôs conseguem medir a área em volta e encontrar o alvo em tempo real, algo que os cientistas dizem que pode ter aplicações além de escravizar a raça humana. “Imagine um futuro em que bagagens e carrinhos de supermercados te sigam,” disse ao site Motherboard Tobi Delbruck, professor do Instituto de Neuroinformática.
- Cientistas usam IA e rede social para criar modelo que prevê ansiedade e depressão
- Robô aproxima familiares e pacientes durante visita hospitalar no PR
- #PleaseGoogle: comandos de voz devem ser cada vez mais amigáveis
- Cientistas conseguem curar HIV em animais vivos pela primeira vez
A parte física do robô, assim como o software, é modelado em animais. Eles possuem uma “retina de silício” semelhante ao olho humano para processar rapidamente dados visuais do ambiente. As informações vão então a uma rede neural que é capaz de aprender. Isso o torna o exterminador, digo, o robô ,cada vez mais eficiente em caçar sua presa.