Cientistas criam robô predador que sabe caçar cada vez melhor

05/07/2016 17:19 / Atualizado em 07/05/2020 03:35

Em uma medida que não deve dar problema nenhum no futuro, cientistas da Universidade de Zurique, na Suíça, estão treinando robôs a caçarem como predadores astutos. Os cientistas do Instituto de Neuroinformática criaram um robô que caça uma presa – outro robô, mas controlado por um humano – e que aprende a ser cada vez mais eficiente.

As máquinas usam câmeras e softwares especializados para ir em direção ao alvo, em um processo que obviamente nunca será usado para caçar humanos após o apocalipse robótico.

 
 

Os robôs conseguem medir a área em volta e encontrar o alvo em tempo real, algo que os cientistas dizem que pode ter aplicações além de escravizar a raça humana. “Imagine um futuro em que bagagens e carrinhos de supermercados te sigam,” disse ao site Motherboard Tobi Delbruck, professor do Instituto de Neuroinformática.

A parte física do robô, assim como o software, é modelado em animais. Eles possuem uma “retina de silício” semelhante ao olho humano para processar rapidamente dados visuais do ambiente. As informações vão então a uma rede neural que é capaz de aprender. Isso o torna o exterminador, digo, o robô ,cada vez mais eficiente em caçar sua presa.