Como fotografar o céu à noite
Fotografar o céu durante a noite pode render imagens de tirar o fôlego, com muitas estrelas, constelações e até cometas. Mas, para retratar toda essa beleza, é desejável saber alguns truques que trazem às suas fotos um alto nível de qualidade.
O primeiro passo – e o mais importante – é encontrar um local com pouca poluição luminosa. Dentro de grandes cidades, é comum que as luzes de postes iluminem uma camada de atmosfera e criem uma barreira entre nossos olhos e o céu. Procure áreas menos urbanas e de preferência locais altos, como montanhas. Isso irá liberar o caminho até o céu e nos deixar a sós com as luzes do cosmos! A lua também pode produzir luminosidade e ofuscar a escuridão que precisamos, então procure fotografar na fase da lua nova.
O equipamento também conta. Lentes grande-angulares irão ajudar a enquadrar uma grande extensão do céu e também uma parte da paisagem. A possibilidade de captar a imensidão das estrelas e ter uma referência terrestre é a grande vantagem desse tipo de lente. A qualidade dos elementos óticos também irá interferir muito. Lentes premium, como a Canon 16-35mm f/2.8 L, têm elementos de alta refração e irão captar melhor o brilho das estrelas sem criar um reflexo para cada ponto de luz. Lentes com abertura de diafragma de f/2.8 ou maior são interessantes também, assim é possível diminuir o ISO e a velocidade, aumentando a nitidez.
- Túmulos kofun: conheça um dos maiores mistérios do Japão
- Estudo revela benefícios do aroma de alecrim para a memória
- Dicas incríveis para manter o seu travesseiro livre de ácaros e alergias
- Como regar plantas quando for viajar? 6 dicas que você nunca imaginou
Como iremos trabalhar com longas exposições, o ideal é ter um tripé bem firme e um controle remoto, como o Canon RC-6. Assim, a câmera não se move quando você for apertar o disparador. Uma alternativa para quem não dispõe desses acessórios é usar o modo timer e achar uma superfície fixa para apoiar seu equipamento.
Com tudo isso em mente, vamos à foto! Escolha qual parte do céu você quer fotografar e espere o momento ideal. É comum que nuvens passem na frente do seu cenário e atrapalhem a visão das estrelas. Por isso, é necessário ter paciência e esperar uma hora com o céu bem limpo. No inverno isso acontece com uma frequência bem maior, então aproveite a estação que está por vir! No caso de as nuvens não saírem de quadro no tempo que você tem disponível, tente enquadrá-las de forma a compor um caminho visual interessante.
Faça o foco nas estrelas usando o viewfinder, pois a tela de LCD não irá lhe mostrar muita coisa com tão baixa luz. Depois de encontrar o foco ideal, tire o foco do modo automático e fique no modo manual. Outra opção é trabalhar diretamente no modo manual e girar o anel de focalização até a posição de foco mais distante possível.
Caso sua lente tenha a opção de estabilização, desligue-a. Isso ajudará a criar imagens com mais nitidez, uma vez que a câmera já estará estabilizada.
No modo manual da câmera, configure a velocidade a partir de 5 segundos, a maior abertura de diafragma possível e procure não deixar o ISO muito alto. O grão criado por altas sensibilidades de ISO pode “sujar” o preto do céu e tirar a beleza da sua foto.
Note que, ao aumentar muito o tempo de exposição, como, por exemplo, 3 minutos, você marcará o movimento de rotação da terra em relação às estrelas. Esse efeito chamado star trail (rastro de estrelas) cria uma impressão de movimento na imagem. Quanto maior a distância focal da sua lente, menos tempo será necessário para criar um star trail. Uma lente de distância focal 10mm, por exemplo, começará a marcar o movimento das estrelas a partir de 30 segundos de exposição. Uma 50mm marcará a partir de 6 segundos. Esses números são calculados para câmeras com fator crop, ou seja, que não possuam sensor full frame.
Quando o assunto é fotos de longa exposição, o mais legal é fazer várias tentativas até achar a configuração ideal para a foto que você deseja. Siga experimentando e surpreenda-se com o resultado a cada imagem.
Para aprender mais sobre fotografia venha para o Canon College, o programa educacional da Canon do Brasil que oferece cursos presenciais de curta duração e com valores acessíveis na principais cidades Brasil.
A cidade de São Paulo recebe cursos todos os meses, e o Canon College também estará presente nas seguintes cidades nos próximos meses: Goiânia, Brasília, Campo Grande e Ribeirão Preto.
- Confira a programação completa de cursos e cidades , no site do Canon College.