Como organizar seu casamento sem estresse em 365 dias
Siga os passos e evite dor de cabeça
Vocês decidiram se casar e agora não sabem por onde começar? Fiquem tranquilos, pois te daremos uma mãozinha com um guia completo mostrando como organizar um casamento sem estresse em 365 dias: siga todos os passos e arrase na organização!
12 meses antes do casamento
1. Vislumbrem seu casamento. Vocês imaginam casar apenas no civil ou no religioso também? Imaginam uma cerimônia na igreja e a recepção em outro local? Ou pretendem fazer tudo no mesmo lugar? Sonham com um casamento ao ar livre? Têm um perfil tradicional ou preferem fazer uma celebração personalizada? Qual será o estilo do casamento: clássico, moderno, rústico, vintage, boho chic… Lembrem-se de que esta escolha deve refletir a personalidade do casal, não apenas a de um dos dois. Pretendem convidar todos os amigos ou só as pessoas mais próximas?
2. Elaborem um plano orçamentário para o casamento: quanto dinheiro vocês querem gastar e o valor destinado a cada coisa.
- Quando Keanu Reeves foi parar em uma festa de casamento…
- 6 hotéis deslumbrantes pelo mundo para realizar o casamento dos sonhos; veja fotos
- 10 destinos mais românticos para a viagem de lua de mel
- 22 produções chegam ao catálogo do Globoplay em dezembro; veja a lista
3. Montem sua “equipe de planejamento”. Considerem a contratação de uma assessoria de casamento.
4. Escolham uma data e um horário. Selecionem várias opções e, em seguida, verifiquem a disponibilidade de seus convidados essenciais, oficiantes e locais desejados antes de tomar a decisão final.
5. Comecem a planejar a lista de convidados.
6. Pesquisem e reservem os locais de cerimônia e recepção. Não deixem de levar em conta o estilo do casamento e o período do ano em que ele será realizado. Se o local dos sonhos for muito concorrido, não percam tempo confabulando. Reservem o quanto antes! Aproveitem para obter informações quanto aos outros serviços oferecidos pelo espaço e se trabalham apenas com fornecedores próprios. Tenham sempre em mãos o contato do responsável pelo local do casamento, para que esta pessoa possa esclarecer dúvidas a qualquer momento.
7. Anunciem o casamento aos familiares e amigos, fazendo um convite informal.
8. Escolham padrinhos, madrinhas, testemunhas do civil, daminhas e pajens; e claro, perguntem se estão todos dispostos a participar deste momento da vida do casal.
Lista de convidados: como administrar a sua e a dos seus pais sem perder o humor!
8 a 10 meses antes do casamento
9. Noiva: Pesquise, experimente e encomende o seu vestido. Decida o modelo com tempo suficiente para fazer todas as provas e reparos de última hora. O vestido deve ser ajustado até quatro semanas antes do casamento. A maioria das noivas ganha um ou dois quilos antes do casamento, mas existem as que perdem peso também. Atenção: se a noiva vai se casar grávida, o último ajuste deve ser feito mais próximo ao casamento, pois o corpo da gestante muda rapidamente.
10. Comecem a pensar no cardápio da recepção.
11. Pesquisem referências e idealizem decoração floral e o buquê da noiva. Decidam como será a decoração do local da cerimônia e da festa e contratem uma empresa especializada. Reservem também o fornecedor de flores e buquê.
12. Decidam que tipo de entretenimento desejam para a festa: uma banda acústica para o jantar e um super show animado na pista de dança? Apenas um DJ, ou todas as alternativas?
13. Pesquisem, entrevistem e reservem os fornecedores de foto e vídeo, músicos e DJ. Conversem com todos eles sobre as suas referências e expectativas.
14. Façam cotações e reservem acomodações para os convidados de fora da cidade.
15. Entrem em contato com empresas de locação (tenda, mobiliário etc.) caso fique sob a sua responsabilidade alugar algo para a cerimônia ou a recepção.
16. Registrem-se em sites para montar a lista de presentes. Para os casais que já vivem juntos e estão perfeitamente equipados – e que, provavelmente, irão preferir ganhar dinheiro em vez de utensílios – o portal Zankyou desenvolveu a solução perfeita para sua lista de casamento online, onde é possível reverter todo o valor recebido em dinheiro.
17. Opcional: pesquisem uma apólice de seguros de casamento para proteger seus investimentos caso surja algum imprevisto.
6 a 8 meses antes do casamento
18. Contratem os músicos da cerimônia.
19. Encomendem os vestidos de madrinhas, daminhas e pajens.
20. Comecem a planejar a lua de mel. Quanto mais cedo, mais fácil conseguir reservas para o destino desejado pelo casal, maiores os descontos e parcelamentos nos valores e mais tranquilidade na hora de relaxar depois de toda a agitação que os noivos terão vivenciado. Definam quando pretendem sair para a lua de mel, pesquisem e decidam os destinos.
21. Dependendo do destino escolhido para a lua de mel, preparem-se para eventuais burocracias. Verifiquem a validade dos passaportes e, se necessário, deem entrada nos trâmites para a retirada de visto.
22. Enviem os “save the date”. Esta é uma ideia particularmente boa se vocês marcarem o casamento durante um feriado ou se forem realizar um “destination wedding”.
23. Façam uma entrevista com o oficiante da cerimônia religiosa e informem-se sobre os trâmites e formalidades necessários para a realização do casamento na igreja.
24. Informem-se, também, sobre todos os trâmites necessários para o casamento civil e deixem toda a documentação separada e organizada.
25. Façam uma pasta para guardar toda a documentação que diz respeito ao casamento: contratos de serviço, documentação do casal, orçamentos etc.
26. Criem um site de casamento Zankyou para compartilhar com seus convidados todos os detalhes sobre os preparativos e informações sobre o dia do casamento.
4 a 6 meses antes do casamento
27. Participem do curso de casais de sua igreja, se necessário.
28. Escolham e comprem as alianças.
29. Pesquisem e façam cotações com fornecedores de convites de casamento (caso já não o tenham feito para a criação dos “save the date”). Suas opções: o casal cria o layout do convite – ou de todas as peças que compõem a identidade visual do casamento – e contrata uma empresa especializada apenas para imprimi-los (muitos fornecedores oferecem este serviço online); ou o casal delega todo o processo de criação e impressão a uma empresa especializada em convites de casamento.
30. Noivo: comece a procurar seu traje.
31. Pesquisem e reúnam referências para seu bolo de casamento. Visitem fornecedores, escolham e fechem contrato.
32. Elaborem um cronograma para o dia do casamento descrevendo todos os momentos: início da preparação, tempo da cerimônia, entrada dos noivos, brinde, primeira dança etc.
33. Busquem textos e músicas para serem reproduzidos na cerimônia. Separem e organizem as músicas para a cerimônia. Façam, também, uma pré-seleção de músicas para tocar na festa. Aproveitem seu site de casamento para pedir sugestões de músicas aos seus convidados.
34. A menos que o casamento seja em um restaurante, vocês precisam procurar um serviço de buffet.
35. Perguntem ao fornecedor contratado para o buffet se ele oferece serviço de pessoal para servir a comida e a bebida durante a festa. Caso contrário, também terão que procurar e contratar esta equipe por conta própria. Na hora de escolher, prefiram um serviço de qualidade e confiança para evitar dores de cabeça durante a recepção.
36. Matriculem-se em uma aula de dança. Que tal preparar um número especial para o momento da primeira dança do casal e surpreender todos?
Guia com 5 passos para fazer o orçamento do seu casamento caber no seu bolso: infalível!
3 a 4 meses antes do casamento
37. Encomendem o bolo e os doces de casamento.
38. Contratem um calígrafo, se quiserem os convites profissionalmente endereçados.
39. Noiva: participe do chá de panela. (Pode ser mais cedo, dependendo de quando suas amigas decidirem organizá-lo.)
40. Noivo: alugue o traje dos homens.
41. Decidam se a noiva vai alugar um carro para ir até o local do casamento, se vai dirigindo seu próprio carro ou se vai de carona com algum parente ou amigo.
42. Noiva: pense nos acessórios: sapatos, tiara, véu, joias etc.
43. Noiva: selecione o vestido para o casamento civil.
44. Caso decidam produzir um clipe para o casamento, filmem com antecedência. A edição pode levar algum tempo para ficar pronta, dependendo da quantidade de trabalho com a qual seu vídeo maker tenha que lidar.
45. Se vocês quiserem criar um acordo pré-nupcial, devem marcar, neste momento, uma consulta no cartório.
2 a 3 meses antes do casamento
46. Enviem os convites oficiais.
47. Escrevam seus votos.
48. Comprem presentes para os pais, padrinhos e para trocarem entre si.
49. Comprem as lembrancinhas dos convidados.
50. Noiva: marque um horário com seu cabeleireiro e experimente penteados para o dia do casamento.
51. Noiva: consulte um maquiador e teste as opções que tem em mente.
52. Crianças no casamento? Procurem uma empresa especializada em recreação e pensem em um cantinho dedicado a elas!
1 a 2 meses antes do casamento
53. Apresentem-se ao cartório local munidos de documentos para a solicitação da licença de casamento. Vocês já terão se informado do prazo limite uns meses antes (principalmente, se tiverem acompanhado e seguido este passo a passo à risca!).
54. Noiva: faça a prova final do vestido. Leve uma de suas madrinhas consigo, para que ela aprenda como lidar com seus botões e saiotes. Empacote o vestido e leve-o para casa.
55. Noiva: ligue para todas as madrinhas e certifique-se de que elas já estão com seus vestidos prontos para o casamento.
56. Façam os ajustes finais com os fornecedores.
57. Encontrem-se com o celebrante para ajustar músicas, detalhes e passo a passo da cerimônia.
58. Criem o programa do casamento para distribuir aos convidados.
59. Encomendem cestas de boas-vindas para o quarto dos convidados de fora da cidade.
2 a 4 semanas antes do casamento
60. Verifiquem a logística e o transporte para os convidados de fora da cidade. Organizem o transporte de seus convidados entre a igreja e o local da festa. Dependendo da distância entre os dois locais, pode ser interessante organizar um ônibus que faça o transporte dos convidados.
61. Confiram se os nomes estão corretamente gravados na aliança.
62. Confirmem detalhes sobre o menu e o discutam com o fornecedor.
63. Atualizem seu site de casamento com todas as informações relevantes.
64. Noiva: dê mais uma experimentadinha no vestido, pois ainda há tempo para fazer qualquer alteração.
65. Noiva: não se esqueça dos sapatos de casamento. Não cometa o erro de usá-los somente no grande dia! Procure testar uns dias antes para evitar dores e bolhas nos pés.
Como escolher o sapato de noiva perfeito? As melhores dicas para acertar e arrasar!
2 semanas antes do casamento
66. Revisem a lista final de RSVP e liguem para todos os convidados que ainda não enviaram uma resposta.
67. Última chance para cortar e pintar o cabelo antes do casamento!
68. Entreguem a lista final de músicas para o seu DJ ou responsável pela banda. Incluam pedidos de músicas especiais e aquelas que vocês não desejam reproduzir.
69. Entreguem listas de “imagens imprescindíveis” para a equipe de foto e vídeo. Incluam quem deve estar em retratos formais e determinem quando eles serão tirados.
70. Se desejarem, não se esqueçam de comprar um livro de visitas.
1 semana antes do casamento
71. Informem aos fornecedores a contagem final de convidados. Incluam os prestadores de serviço – como as equipes de foto, vídeo, banda e sonorização – que se alimentam no local. Perguntem quantos pratos extras o buffet irá preparar.
72. Coloquem o gerente do local da recepção em contato com os demais fornecedores.
73. Planejem o mapa de assentos da recepção – se for o caso.
74. Imprimam os cartões de mesa (ou peça ao calígrafo que produza para vocês).
75. Liguem para todos os fornecedores de casamento e confirmem os arranjos.
76. Se quiserem fazer uma despedida de solteiro, a hora é agora. Estejam preparados com comida e bebida suficientes. Convidem amigos, vizinhos, colegas de trabalho… Mas festejem separadamente, pois é mais divertido!
77. Noivo: última chance para cortar e pintar o cabelo antes do casamento.
78. Caso estejam planejando sair diretamente do casamento para a lua de mel, já devem deixar prontos os preparativos finais. Separem as malas que irão levar para a viagem e verifiquem, no caso de uma viagem ao exterior, a troca de moeda, passaportes, documentação etc.
2 a 3 dias antes do casamento
79. Noiva: se o vestido estiver largo, ainda dá tempo de colocá-lo no vapor para um último ajuste.
80. Noivo: confira os ajustes do seu traje e leve-o para casa.
81. Noivo: se os padrinhos forem usar trajes coordenados, ligue para todos eles e pergunte se já estão com todo o conjunto à mão, desde a roupa até os acessórios.
82. Reúnam os participantes do cortejo para o ensaio da cerimônia: noivos, pais, madrinhas, padrinhos, daminhas e pajens.
83. Entreguem sua licença de casamento ao seu oficiante.
84. Entreguem os cartões de lugar, cartões de mesa, menus, câmeras descartáveis, plaquinhas, lembrancinhas, kits de banheiro para o decorador ou responsável pela distribuição de cada item.
85. Confirmem os detalhes finais com todos os fornecedores. Discuta as substituições necessárias de última hora, se for o caso.
86. Liguem para a empresa de aluguel de carros para combinar os horários e locais onde a noiva estará esperando para ser conduzida ao casamento _ se for o caso.
87. Entreguem as cestas de boas-vindas para o concierge do hotel onde ficarão hospedados seus convidados. Incluam nomes e instruções de entrega.
1 dia antes do casamento
88. Informem a todos os fornecedores um número de telefone de emergência para ligar no dia do casamento. Este conselho vale para os casais que escolheram não trabalhar com um assessor ou cerimonialista. Neste caso, deixem seus pais, irmãos ou amigos de confiança de prontidão para que vocês não sejam incomodados durante a festa.
89. Façam os últimos pagamentos. Para o caso dos fornecedores que esperam ser pagos no final da festa, preencham os cheques e peça a alguém de sua confiança (geralmente seus pais ou a cerimonialista) que os entreguem. Coloquem os cheques em envelopes e já os deixem aos cuidados dos responsáveis pelos pagamentos.
90. Arrumem a mala para o casamento e não esqueçam: maquiagem para retoque, comprimidos de dor de cabeça, desodorante, pente, kit de costura, meias de reposição etc.
91. Vestido pronto!
92. Traje do noivo!
93. Alianças de casamento já guardadas e papelada pronta – não se esqueçam dos votos!
Dia do casamento
94. Tomem um café da manhã reforçado – em paz – para desfrutar do seu grande dia!
95. Presenteiem seus pais e troquem presentes entre si.
96. Estejam rodeados de pessoas queridas durante o momento da preparação.
97. Apresentem o seu gerente do local da recepção a uma pessoa designada por vocês para sanar dúvidas ou resolver problemas durante a festa. Esta pessoa pode ser uma madrinha ou um parente. Caso tenham contratado uma assessoria ou cerimonialista, não precisam se preocupar com este passo.
98. Escolham um membro da família para ser o contato do fotógrafo, para que ele saiba quem é quem.
99. Evitem atrasos. Não se esqueçam das alianças de casamento e do buquê da noiva!
100. Viva intensamente o dia do seu casamento. Ele passa num piscar de olhos!
Ainda sobre como organizar o casamento: 8 coisas que você deve prevenir para não ter que remediar!
Depois do casamento
101. Caso saiam em lua de mel logo após o evento, peçam a alguém de confiança para que coordene a devolução de qualquer item alugado enquanto estiverem fora: mobiliário, tenda, trajes, vestido de noiva etc.
102. Já pagaram todos os fornecedores? Se não, devem fazê-lo agora.
103. Noiva: peça que alguém leve seu vestido a uma lavanderia. Se você deseja guardar o seu vestido de casamento como uma lembrança, deve armazená-lo cuidadosamente. Caso decida vender o seu vestido de noiva, saiba que existem diversas lojas – físicas e virtuais – que se interessam por este tipo de negociação.
104. Aproveitem a sua lua de mel!
105. Agradeçam seus convidados e fornecedores por meio de cartões de agradecimento ou utilizando a função de agradecimento em seu site de casamento Zankyou.
106. Selecionem as melhores fotos e criem um álbum de fotos no seu site de casamento. Todos os seus convidados têm acesso ao site e podem colaborar enviando suas próprias fotos. Façam o casamento acontecer mais uma vez!
107. Se um dos dois – ou os dois – tiver alterado seu sobrenome, deve refazer os documentos e cadastros junto ao banco, plano de saúde, fornecedor de água, luz, cartão de crédito etc.
Não deixem de recomendar os bons fornecedores do seu casamento aos seus amigos, essas dicas valem ouro!
Veja mais inspirações para seu casamento na Magazine do Zankyou.