Como saber se empresas espionam seus e-mails
É comum o recebimento na caixa de entrada de mensagens publicitárias e boletins que não foram solicitados. Muitos desses e-mails são trabalho de “espionagem” de empresas. Yesware, Bananatag e Streak são algumas das que atuam no fortalecimentos da relação de produtos com clientes e expansão de bases.
Para a realização desse trabalho, elas enviam e-mails com uma imagem transparente para o usuário. Quando a mensagem é aberta, a etiqueta envia ao servidor uma série de dados, incluindo quando o e-mail foi aberta, por qual dispositivo, a que hora e local.
Segundo reportagem da BBC Brasil, os dados indicam a taxa de abertura das mensagens, informações para que o e-mail se adapte ao dispositivo, e sobre os melhores horários para que as mensagens sejam enviadas.
- Conheça o melhor destino para mergulhar ver as profundezas do oceano
- Brasil volta a ter voos para a Venezuela a partir de março
- UTFPR abre 2,1 mil vagas em 107 cursos de graduação gratuitos
- Primeira vez do bebê na praia? 5 pontos de atenção que os pais devem ter
O engenheiro americano Sonny Tulyaganov criou uma extensão no navegador Chrome que permite barrar este tipo de ação, ou melhor, saber quais e-mails recebidos são de “espionagem” de empresas. Chamado Ugly Mail (Email feio), a ferramenta identifica os e-mails que incluem as imagens transparentes de rastreio.
Por enquanto, a ferramenta funciona apenas para e-mails do Gmail.
Leia a reportagem na íntegra no site da BBC.