Como se constrói uma cultura coletiva

Revista Eletrônica criada pelo Centro Cultural Parque de España (CCPE), “Os Anéis de Saturno” (Los Anillos de Saturno) busca estreitar os laços entre a Ibero-América trazendo o que de melhor vem ocorrendo nos Centros Culturais de diferentes cidades.

Pontecializar o vínculo cultural entre as metrópoles e buscar uma conectividade por meio da cultura fez com que essa revista digital fosse criada.

O projeto visa a geração de conteúdo e que, experimentalmente, funcione como registro de uma linguagem multimídia através de um caráter mais ensaístico.

O portal abarca projetos como o “Viver em Comum”, em que convida pessoas, de diferentes cidades, a pensarem nas diferentes “cidades” existentes dentro de uma só. Através do olhar particular daquele que escreve, ou das lentes de uma câmera, o morador é capaz de retratar a sua experiência como habitante do lugar, visitante ou apenas como um flâneur.

Outro projeto criado sob o guarda-chuva dos “Anéis” chama-se “Relatos Rodados”. Idealizado por bicicloativistas sua missão é a recolher experiências em torno de bicicletas por cidades da América Latina. Do olhar daquele que pedala, através de textos, vídeos e fotografias sua leitura do mundo em duas rodas será contada.

Uma representante brasileira que participa desse tema é a musicista brasileira Tamis Haddad. Tamis trabalha com fotografia e design desde 2006. Veja, aqui, o vídeo que ela produziu para o portal:

Quem contribui para os Anéis de Saturno?

“Os Anéis de Saturno” publica projetos narrativos temáticos abertos a novos aportes e colaborações. São entendidos como colaborações texto, áudio, vídeo, desenho, fotografia e animação, entre outras plataformas.

Pensado para a web , o portal funciona como um grande banco de dados que reúne centros culturais, comunicadores, artistas e público.