Compartilhe conhecimento, participe da rede social “ebaH”
Materiais acadêmicos são disponibilizados para download gratuito
Nos tempos de escola, professores sempre ressaltavam a importância de manter os livros utilizados durante o letivo sempre em bom estado. Tudo isso para que o material pudesse ser passado adiante.
Esta simples forma de compartilhar e preservar o conhecimento garantia o acesso de muitos alunos à bibliografia fundamental, além de economizar com a compra de novos exemplares (em decorrência de mal uso).
Em 2006, a rede social ebaH surgiu com um objetivo similar: garantir o acesso à diversas publicações para estudantes e professores de graduação e pós-graduação. Só que desta vez, no ciberespaço.
- Saiba como fazer um curso da USP sem gastar nada; veja dicas
- Cientistas usam IA e rede social para criar modelo que prevê ansiedade e depressão
- Professores influenciadores cativam alunos nas redes sociais
- Instabilidade no Instagram: o que está acontecendo com a rede social?
O site brasileiro reúne arquivos de vários formatos que podem ser baixados por usuários cadastrados – que também fornecem conteúdo. É possível encontrar livros, textos, dicionários específicos e outros tipos de materiais, divididos por disciplina. Grupos de estudo são formados dentro da página e neles são promovidos debates, levantamento de dúvidas e troca de experiências.
A ideia partiu de dois universitários da Escola Politécnica de São Paulo, e de 2007 a 2009 o site passou por reformulações em seu lay0ut, devido ao crescimento constante de usuários e arquivos compartilhados. O portal é acessado por alunos de todo país e já possui mais de 1 milhão de usuários registrados.
Para realizar o cadastro, clique aqui.