Comunidades orgânicas, bolhas e polêmicas fazem Reddit crescer no Brasil

Esforços recentes como a tradução completa para o português brasileiro e a adição de administradores que moram no país justificam parte do sucesso

Por: Oferecimento ExpressVPN

Uma lista com as redes sociais mais lembradas pelo público certamente estaria preenchida por plataformas como o Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, e outros apps usados diariamente por milhões de usuários. Mas ao longo dos últimos anos, uma plataforma estrangeira começou a crescer cada vez mais em nosso país: o Reddit.

Apesar de seu atraso para o crescimento no Brasil (a rede surgiu em 2005), ela já é o décimo site mais acessado do mundo, com um número gigantesco de usuários ativos e publicações diárias.

Apesar de seu atraso para o crescimento no país, O Reddit já é o décimo site mais acessado do mundo, com um número gigantesco de usuários ativos e publicações diárias
Créditos: Pexels | Brett Jordan | Divulgação
Apesar de seu atraso para o crescimento no país, O Reddit já é o décimo site mais acessado do mundo, com um número gigantesco de usuários ativos e publicações diárias

Esforços recentes como a tradução completa para o português brasileiro, a adição de administradores que moram no país, e o crescimento de comunidades do site como o /r/Brasil e /r/Conversas justificam parte do sucesso brasileiro do site.

Mas, embora alguns usuários usem a plataforma para ver fotos de gatos, aprender ciência, compartilhar memes engraçados e conversar sobre todo tipo de assunto interessante, outros já tiveram suas vidas destruídas pela plataforma.

Aprenda mais sobre a controversa rede social que promete quebrar os padrões dos concorrentes mas, talvez, sofra com sua própria liberdade.

Comunidades orgânicas, bolhas e organizações

A principal proposta é característica marcante do Reddit, especialmente em contraste às redes como Twitter e Facebook, é sua divisão em subcomunidades dentro da rede social.

Usuários criam perfis, usualmente anônimos, e participam de comunidades criadas por outros usuários – há comunidades para notícias, conselhos românticos, moda, cerâmica, fotos de pet, e basicamente qualquer outro tipo de atividade imaginável.

Dentro de cada comunidade, as publicações são realizadas pelos usuários e avaliadas com setinhas para cima, indicando um bom post, ou para baixo. Quanto mais positivo, maior destaque cada post receberá na comunidade – o mesmo sistema é aplicado aos comentários que usuários podem realizar dentro de cada publicação.

A ideia é que este sistema de anonimato, combinado ao karma, isto é, a pontuação de cada publicação e comentário garantiria uma rede social completamente moldada por seus usuários – livre de algoritmos automáticos possivelmente manipuladores.

Caberia à comunidade definir suas próprias regras, o tipo de conteúdo aceitável, e a reputação de cada usuário. Esse sistema é, de fato, muito efetivo em garantir que um usuário possa ficar totalmente imerso em comunidades perfeitamente ajustadas ao seu gosto pessoal, e a segurança do anonimato favorece comunidades de desabafos pessoais, pedidos de ajuda, compartilhamento de micos e segredos, entre outros.

No entanto, esse mesmo mecanismo pode ser perverso de várias maneiras: usuários anônimos ou com perfis falsos podem encontrar vítimas vulneráveis pedindo ajuda na plataforma e aplicar uma série de golpes, causando desde prejuízos financeiros até anos de abuso emocional.

Em um caso famoso, um usuário da rede social era particularmente efetivo em destruir casamentos através de meses de manipulação. É fundamental, portanto, que qualquer usuário da plataforma aprenda como identificar perfis falsos lendo guias como o da ExpressVPN antes de qualquer interação mais profunda dentro do app.

O sistema de comunidades fechadas e auto-reguladas também pode gerar sua parcela de problemas, como o efeito “bolha” que isola um usuário de opiniões contrárias ou oposições políticas e sociais, fortalecendo visões de mundo cada vez mais extremas e dificultando o debate e interação.

Comunidades infames dentro do aplicativo, como o subreddit /r/The_Donald criado durante a campanha presidencial dos Estados Unidos, foram banidas após anos de acúmulo de comportamentos excessivos por parte de usuários radicalizados.

Polêmicas e ameaças no mundo virtual e real

No Brasil o sucesso da plataforma está amplamente concentrado na comunidade dedicada aos assuntos gerais do país, nas comunidades em português sobre relacionamentos, sexualidade, desabafos, conversas casuais e atividades físicas – apesar de já existirem grupos preocupantes em português, a experiência do usuário brasileiro na plataforma é relativamente livre de problemas graves.

No entanto, a rede social está repleta de escândalos perigosos que reverberam na mídia internacional. Alguns exemplos se tornaram alertas graves sobre as possíveis consequências das dinâmicas sociais dentro de grandes plataformas, porém anônimas.

O caso Sunil Tripathi

Em abril de 2013 o mundo ficou chocado com um ataque terrorista durante a Maratona Anual de Boston, nos Estados Unidos. Realizado com bombas caseiras, o atentado deixou diversos mortos e pessoas feridas durante o incidente.

Na ocasião, as autoridades locais ainda buscavam identificar os possíveis agressores e organizar uma saída segura para as vítimas – no Reddit, comunidades dedicadas à “solução de crimes e mistérios” passaram a analisar notícias em jornais locais, imagens e vídeos do evento, e outras fontes, para tentar identificar o agressor antes que a polícia.

Em pouco tempo, os usuários bateram seu martelo: Sunil Tripathi de apenas 22 anos foi determinado como o terrorista responsável. Desaparecido havia algumas semanas, Sunil não havia retornado às tentativas de contato de sua família.

Milhares de usuários do site passaram a enviar mensagens de ódio e ameaças à família, alguns chegaram a presencialmente sondar a residência em Boston – no entanto, após tanto ódio, descobriu-se que Sunil havia falecido – sua família, em luto, precisou lutar contra milhares de ameaças, denúncias e manchas à reputação do estudante.

Este caso foi motivado por uma falsa confiança da comunidade em suas habilidades de investigação, muito provavelmente gerada através de outras tentativas anteriores de identificar suspeitos criminosos.

/r/FatPeopleHate, /r/Creepshots e /r/Deepfake

Durante muito tempo os regulamentos da plataforma prometiam jamais deletar uma comunidade – exceto sob violações de leis dos Estados Unidos. No entanto, isso também significa que o website possuía grande volume de conteúdo abusivo, ofensivo, e predatório.

Atualmente, banidas após meses e, em alguns casos, anos de pressão de jornalistas, advogados, usuários e vítimas, as comunidades mais infames do Reddit incluíam a divulgação de discurso ofensivo e perseguição pessoal a indivíduos acima do peso, fotos íntimas capturadas de forma escondida e sem autorização para compartilhamento, e uso de ferramentas de inteligência artificial para simular vídeos eróticos com o rosto de qualquer celebridade ou vítima desejada.

Após uma sequência de penalidades financeiras e repercussão negativa, a plataforma adotou uma política que facilita a remoção de comunidades abusivas – no entanto, usuários reportam que alternativas são abertas diariamente e que a equipe de monitoramento não reage de forma rápida o suficiente para evitar seu crescimento e acúmulo de vítimas.

Estes e outros exemplos mostram as vantagens e perigoso de uma rede social aberta como o Reddit – usuários já foram salvos ao pedir ajuda na plataforma, escapando de relacionamentos abusivos, identificando plantas venenosas, conseguindo suporte em momentos de necessidade, outros usam a rede como fonte diária de notícias e humor, dicas financeiras, e até adoção de pets.

Mas bolhas de ódio ou desinformação podem rapidamente se propagar e crescer – dominando usuários sem que estes consigam perceber e, em muitos casos, deixando uma trilha de vítimas em seu caminho.

O crescimento do Reddit levanta o debate sobre a necessidade de um olhar crítico sobre a legislação nacional e internacional quanto aos novos tipos de mídia, e desperta o interesse de sociólogos e psicólogos que buscam entender como as novas gerações serão afetadas pelo crescimento inserido neste tipo de ambiente.