Modelos de iniciativas educacionais independentes

Por: Redação

MIT faz debate sobre educação no MAM e Catraca Livre oferece 50 ingressos

Em comemoração ao 150° aniversário do MIT (Massachusetts Institute of Technology), O MIT Sloan convida alguns dos principais nomes no setor de educação, Cláudio de Moura Castro, Ricardo Semler, Eduardo Alcalay, Lucas Guimarães e VanDyck Silveira, para debater sobre as principais inovações no setor educacional, voltadas a melhoria na gestão e criação de capital humano e social.

O “The Business of Education in Brazil” será no Museu de Arte Moderna (MAM) nesta quarta-feira, 16, a partir das 19h30. Os ingressos custam R$ 50, mas o Catraca Livre vai disponibilizar uma cota de 50 unidades gratuitamente. Participe da promoção.

Baixe o estudo do Instituto Fernand Braudel

Conheça a experiência das Escolas Charters. O modelo foi aplicado em Pernambuco, no nordeste brasileiro. A escola pública é gerida, com autonomia, por associações da comunidade. O estudo foi publicado pelo Instituto Fernand Braudel em parceria com a Fundação Itaú Social.

Bill and Melinda Gates Foundation

Conheça a fundação do casal Gates, que realiza doações e investimentos para a criação de modelos educacionais como no caso da escola americana Tech Boston. Apesar de ter uma imensa maioria de alunos de origem pobre, cuja maioria dos pais pouco fala inglês, hoje, graças a esse investimento, a escola consegue ótimos resultados. Quase todos os estudantes acabam na faculdade.

Estudo divulgado por educadores do MIT

Acesse na íntegra o estudo divulgado no mês passado por uma equipe de economistas e educadores de Harvard e MIT sobre o modelo de escola Charters. Os intricados gráficos, repletos de equações e elaborados com rigor matemático, ficam mais simples de entender vendo a fila de espera gigantesca de pais à procura de uma vaga no novo modelo colégios.