Conheça a história dos games e ganhe desconto em jogos do Xbox
Os videogames podem ser uma forma nova de contar histórias, mas a própria história de como os videogames se desenvolveram não é menos fascinante.Um vídeo feito recentemente pelo youtuber Will do canal Nobreza Games mostra a riqueza dessa trajetória, desde os primeiros jogos nos anos 1950 até os games se tornarem um mercado bilionário maior que o de cinema e música juntos.
Atenção: ao longo do vídeo códigos serão divulgados para você conseguir descontos em jogos do Xbox. Promoção válida até às 23h59, do dia 30 de junho.
Tudo começou com a simulação interativa e digital de um jogo do tênis dos anos 1950 chamada Tennis for Two, que foi ao mesmo tempo o primeiro videogame e o primeiro jogo multiplayer da história.
- Videogame no precinho: Nintendo Switch OLED 64GB + Super Mario Bros Wonder está com 28% OFF
- Fábrica de Games abre inscrições para 225 vagas em curso gratuito para jovens
- Game’n Groove leva Free Fire, Honor of Kings e CS2 para o palco do Tokio Marine Hall
- Museu do Videogame Itinerante volta ao Atrium Shopping com extensa programação e muita nostalgia
Apesar de ser uma curiosidade tecnológica muito interessante, os videogames só se tornaram lucrativos em 1972 com Pong, versão do tênis para dois vista de cima e que podia ser jogado contra a máquina.
Os videogames já reinavam nos arcades, os velhos fliperamas, mas eles explodiram em popularidade ao chegarem nas casas com o Atari, um simulador de arcade que poderia ficar na sala para você jogar do conforto de sua casa.
Uma empresa na época pouco conhecida estaria fadada a mudar para sempre o mercado dos videogames. Tudo mudou com a chegada de Mario Bros, feito por Shigeru Miyamoto para o Nintendo Entertainment System (NES). O jogo trouxe um reino completamente novo e criativo para os games, assim como uma jogabilidade que é referência até hoje.
Leia também: Garoto cria empresa de videogame com jogo que valoriza a participação feminina
Uma inovação curiosa que também mudou o rumo de como os games eram criados foi o “save state”, a capacidade de salvar o seu progresso. Isso foi permitido principalmente pela tecnologia dos 16 bits, em consoles como Mega Drive e Super Nintendo, que guerreavam pela atenção dos gamers nos anos 1990.
A partir desse cenário, o vídeo do Nobreza Games recria diversos outros pontos marcantes da história dos videogames: como a transição para o 3D, como Sony e Nintendo quase fizeram um console juntas, as grandes franquias do PlayStation que marcaram o final dos anos 90, assim como a entrada dos sensores de movimento e a Microsoft nesse lucrativo mercado.