Conheça projetos criados especialmente para os gatos
Muitos profissionais desenvolvem soluções práticas, funcionais e estéticas para que os pets se sintam ainda mais os reizinhos do lar
Os gatinhos podem ser os mandões do lar, mas são ótimos companheiros e merecem uma atenção especial dentro de casa. Por isso, muitos profissionais da área do design e da arquitetura vivem desenvolvendo soluções práticas, funcionais e estéticas para que os pets se sintam ainda mais os reizinhos do lar.
Além disso, o evento anual Architects for Animals convida profissionais a criarem abrigos para os felinos, com o intuito de debater ideias para esse tipo de design e arrecadar fundos para a FixNation, uma organização sem fins lucrativos, que fornece serviços gratuitos de esterilização e castração para gatos de rua da Califórnia.
Então, dá uma conferida abaixo nos 11 projetos feitos para o evento!
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
O projeto da HOK é um sistema modular, que pode servir como uma série de recantos privados para dormir ou como um labirinto divertido. A unidade também foi projetada para atuar como um assento para humanos que desejam interagir com seus gatos. Seu exterior usa camadas de papelão para construir um cubo coberto com um plástico transparente.
A partir de moradias urbanas, este abrigo se estende por três níveis. Seu design vertical usa ripas de madeira Kebony usinadas por CNC, uma alternativa mais sustentável, para expressar “sensibilidades tanto selvagens quanto domésticas”. As lajes variam de forma e diminuem gradualmente à medida que atingem o solo. Os dois primeiros níveis oferecem áreas para dormir e comer, enquanto o deck da cobertura apresenta plantas e atua como um espaço de observação.
Um abrigo de concreto envolve três gavetas escalonadas neste abrigo construído pela Rdc. A concha é cortada na diagonal e é equipada com uma dobradiça, que pode ser usada para abrir e fechar a unidade, dando privacidade aos moradores felinos.
A Standard Architects criou uma unidade flexível e modular usando uma concha de concreto pré-fabricada e preenchida com madeira de teca, certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council) e recuperada a partir de amostras de pisos. Ripas emolduram uma porta acessível para gatos e o feltro bege cobre o chão do abrigo. O concreto foi escolhido por sua alta massa térmica, reúne calor ao longo do dia e libera gradualmente durante a noite, enquanto as paredes e portas de teca deixam entrar brisa, mantendo o gato confortável o dia todo.
Em parceria com a Catraca Livre, a Casa.com.br vai publicar conteúdos sobre urbanidade, sustentabilidade, arquitetura, faça você mesmo, dicas para sua casa e decoração. Confira tudo neste link.