Contas de redes sociais de Mark Zuckerberg são hackeadas: veja como se proteger
Realmente, se o CEO do Facebook está vulnerável ao ataque de hackers, ninguém está seguro. Os perfis de Mark Zuckerberg no Twitter, Pinterest e LinkedIn foram hackeados neste domingo (6). E, ironia das ironias, tudo poderia ser evitado se ele não tivesse cometido erros de cybersegurança básicos.
Pra começo de conversa, Zuckerberg não seguiu uma recomendação básica do próprio Facebook: não usar a senha para mais de um serviço. Assim que os hackers tiveram acesso a uma senha roubada eles conseguiram entrar em diferentes perfis porque a senha era igual.
Ele recuperou rapidamente o controle das páginas, mas os hackers chegaram a postar nelas mensagens se vangloriando. A senha provavelmente foi roubada do LinkedIn em 2012, junto de outras 117 milhões de contas, mas o vazamento só foi descoberto recentemente.
- Golpe do Pix na restituição do Imposto de Renda: veja como se proteger
- Nova função do WhatsApp permite criar duas contas no mesmo celular; veja como fazer
- Contas de Obama, Kim Kardashian e Bill Gates são hackeadas
- O impacto das redes sociais na saúde mental e o que é possível fazer
Mas você pode se proteger de diversas formas dos hackers:
1. Use uma senha diferente para cada serviço. Como fica difícil lembrar de dezenas elas, utilize serviços como 1Password, que geram uma senha única e forte para cada serviço, e para acessá-las vocês só precisa decorar uma senha mestre.
2. Use a autenticação de dois fatores em todo serviço que a disponibilizar. Veja instruções para o Google, Facebook e Instagram.
3. Sempre que possível, utilize o bloqueamento biométrico por digitais, em celulares que possuem essa função, como o iPhone 5S ou Samsung Galaxy S5. O futuro promete também senhas geradas pela íris dos olhos das pessoas.
4. Sempre que sair a notícia e que um serviço que você usa foi hackeado, mude a senha dele imediatamente. Se Zuckerberg tivesse feito isso, os hackers não teriam conseguido acesso às páginas.