Dado de contar histórias: confira o passo a passo e faça em casa!
A contação de histórias permite que as crianças desenvolvam a imaginação, o raciocínio e diversas habilidades, além de ser um entretenimento. Existe, entretanto, uma maneira bem original de contar histórias: usando dados.
Por meio dos dados, as possibilidades da narrativa são infinitas, e não há uma sequência correta de contar, pois todos os caminhos são válidos. Além de dinâmicos, eles são interativos e podem ser levados para todo canto.
Ou seja, é uma brincadeira que dá pra fazer em qualquer lugar – na fila demorada, esperando pelo atendimento, no carro, em casa, vale tudo.
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
Também é uma ótima ferramenta para fomentar a criatividade, desenvolver habilidades de confiança, melhorar o desenvolvimento linguístico e criar conexões sociais.
Embora no Brasil os dados para contação de histórias não sejam muito conhecidos, em outros países do mundo, fazem muito sucesso. E como por aqui não se acha para comprar, o blog Criando com Apego ensinou, em post recente, a fazer em casa. Veja como:
- Você vai precisar de:
• Cubos de madeira de 2cm
• Cartolina branca ou da cor que desejar
• Cola ou durex dupla face
• Tesoura
• Estilete
• Lápis de cor ou canetinha
- Como construir:
Para fazer os dados, trace na cartolina quadrados de 2cmx2cm. Em cada um deles, desenhe figuras. A criança também pode ser a autora dos desenhos, o que lhe estimulará, ainda mais, no processo de leitura.
Ao finalizar os desenhos, recorte os quadrados e cole cada um deles em um dos lados dos cubos. Para dar o arremate, utilize o estilete. Para cada quadrado, serão necessários 6 desenhos. Logo, a quantidade de desenhos deve ser proporcional à quantidade de dados. O ideal é ter entre 6 a 10 dados.
Este é um brinquedo fácil, que viabiliza inúmeras possibilidades. Dá pra fazer em casa e brincar muito com as crianças. Inspire-se e crie o seu também. Para conferir o post completo, clique aqui.
Leia mais: