Dado de contar histórias: confira o passo a passo e faça em casa!

A contação de histórias permite que as crianças desenvolvam a imaginação, o raciocínio e diversas habilidades, além de ser um entretenimento. Existe, entretanto, uma maneira bem original de contar histórias: usando dados.

Por meio dos dados, as possibilidades da narrativa são infinitas, e não há uma sequência correta de contar, pois todos os caminhos são válidos. Além de dinâmicos, eles são interativos e podem ser levados para todo canto.

Os dados são ferramentas simples e fáceis de fazer e, com eles, é possível contar histórias onde estiver.

Ou seja, é uma brincadeira que dá pra fazer em qualquer lugar – na fila demorada, esperando pelo atendimento, no carro, em casa, vale tudo.

Também é uma ótima ferramenta para fomentar a criatividade, desenvolver habilidades de confiança, melhorar o desenvolvimento linguístico e criar conexões sociais.

Embora no Brasil os dados para contação de histórias não sejam muito conhecidos, em outros países do mundo, fazem muito sucesso. E como por aqui não se acha para comprar, o blog Criando com Apego ensinou, em post recente, a fazer em casa. Veja como:

  • Você vai precisar de:

• Cubos de madeira de 2cm
• Cartolina branca ou da cor que desejar
• Cola ou durex dupla face
• Tesoura
• Estilete
• Lápis de cor ou canetinha

Confira o passo a passo e crie seu próprio dado.
  • Como construir:

Para fazer os dados, trace na cartolina quadrados de 2cmx2cm. Em cada um deles, desenhe figuras. A criança também pode ser a autora dos desenhos, o que lhe estimulará, ainda mais, no processo de leitura.

Ao finalizar os desenhos, recorte os quadrados e cole cada um deles em um dos lados dos cubos. Para dar o arremate, utilize o estilete. Para cada quadrado, serão necessários 6 desenhos. Logo, a quantidade de desenhos deve ser proporcional à quantidade de dados. O ideal é ter entre 6 a 10 dados.

Além de entretenimento, o dado desenvolve habilidades de sociabilidade e linguística nos pequenos.

Este é um brinquedo fácil, que viabiliza inúmeras possibilidades. Dá pra fazer em casa e brincar muito com as crianças. Inspire-se e crie o seu também. Para conferir o post completo, clique aqui.

Leia mais:

1 / 8
1
09:00
Dim Brinquedim e a arte do brincar
O artista cearense Antonio Jader Pereira dos Santos, também conhecido como "Dim Brinquedim", é o fundador do Museu Brinquedim em …
2
05:46
Criatividade e talento na dança de Deborah Colker
A renomada coreógrafa brasileira Deborah Colker está com sua nova apresentação "Cão sem plumas" rodando mundo a fora. Nossa equipe foi …
3
09:08
A magia dos arranjos musicais
O compositor e multi-instrumentista Antonio Loureiro é entrevistado pelo jornalista Gilberto Dimenstein neste novo vídeo da série Mestres da Criatividade. A …
4
05:33
Chega de embalagens: preservando o meio ambiente
Já pensou entrar em um supermercado em que os produtos são todos vendidos a granel, sem embalagens? Você leva o …
5
02:35
Criatividade e Solidariedade: transformando a dor em beleza.
A vida do garoto Angelo Henry, morto em 2014, inspirou uma linda história de solidariedade que ressoará na vida de …
6
01:17
A mãe que reescreveu a história da sua filha
O que uma mãe não faz por seus filhos? A Alessandra, mãe da Naná, notou que às vezes havia uma certa …
7
02:47
Não existe nada por acaso
Um dos melhores intérpretes da MPB, Simoninha doou o seu talento à Orquestra Sinfônica Heliópolis em um show no Masp …
8
04:36
Brasileira cria aplicativo que promove a inclusão
"Brainy Mouse" é o nome do aplicativo que une criatividade, inclusão e tecnologia. Criado pela brasileira Ana Sarrizo esse jogo carrega …