CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Dado de contar histórias: confira o passo a passo e faça em casa!

Por: Catraca Livre

A contação de histórias permite que as crianças desenvolvam a imaginação, o raciocínio e diversas habilidades, além de ser um entretenimento. Existe, entretanto, uma maneira bem original de contar histórias: usando dados.

Por meio dos dados, as possibilidades da narrativa são infinitas, e não há uma sequência correta de contar, pois todos os caminhos são válidos. Além de dinâmicos, eles são interativos e podem ser levados para todo canto.

Os dados são ferramentas simples e fáceis de fazer e, com eles, é possível contar histórias onde estiver.

Ou seja, é uma brincadeira que dá pra fazer em qualquer lugar – na fila demorada, esperando pelo atendimento, no carro, em casa, vale tudo.

Também é uma ótima ferramenta para fomentar a criatividade, desenvolver habilidades de confiança, melhorar o desenvolvimento linguístico e criar conexões sociais.

Embora no Brasil os dados para contação de histórias não sejam muito conhecidos, em outros países do mundo, fazem muito sucesso. E como por aqui não se acha para comprar, o blog Criando com Apego ensinou, em post recente, a fazer em casa. Veja como:

  • Você vai precisar de:

• Cubos de madeira de 2cm
• Cartolina branca ou da cor que desejar
• Cola ou durex dupla face
• Tesoura
• Estilete
• Lápis de cor ou canetinha

Confira o passo a passo e crie seu próprio dado.
  • Como construir:

Para fazer os dados, trace na cartolina quadrados de 2cmx2cm. Em cada um deles, desenhe figuras. A criança também pode ser a autora dos desenhos, o que lhe estimulará, ainda mais, no processo de leitura.

Ao finalizar os desenhos, recorte os quadrados e cole cada um deles em um dos lados dos cubos. Para dar o arremate, utilize o estilete. Para cada quadrado, serão necessários 6 desenhos. Logo, a quantidade de desenhos deve ser proporcional à quantidade de dados. O ideal é ter entre 6 a 10 dados.

Além de entretenimento, o dado desenvolve habilidades de sociabilidade e linguística nos pequenos.

Este é um brinquedo fácil, que viabiliza inúmeras possibilidades. Dá pra fazer em casa e brincar muito com as crianças. Inspire-se e crie o seu também. Para conferir o post completo, clique aqui.

Leia mais:

1
Como fazer uma festa virtual de graça com o Zoom
O isolamento social é uma das armas mais fortes para combater o coronavírus, mas ele tem um triste efeito: como …
2
3 dicas certeiras para você lavar roupa em casa nesta quarentena
Neste capítulo do #NessaQuarentenaEuVou , a nossa incansável editora de vídeos, Francine Costa, mergulha no submundo do cesto de roupa …
3
01:02
Mexicanos e americanos brincam através de muro
A equipe do Mestres da Criatividade traz cenas inéditas de crianças de adultos, tanto do México quanto dos Estados Unidos, …
4
01:03
Dez tatuagens criativas para inspirar seu dia
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista de dez tatuagens super criativas para inspirar o seu dia!Este vídeo …
5
01:02
Conheça dez engenhocas super criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista de dez engenhocas super criativas para divertir o seu dia.Este vídeo …
6
01:02
As 10 publicidades de ônibus mais criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista das publicidades de ônibus mais criativas para inspirar você!Este vídeo faz …
7
01:03
Os 10 cartões de visita mais criativos
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista dos dez cartões de visita mais criativos para alegrar o seu …
8
07:51
Mestres da Criatividade: Conheça a história do tenor Jean William
A Catraca Livre convidou o excepcional tenor Jean Willliam para concerto com a Orquestra Sinfônica Heliópolis no dia 18 de …