De cima de uma ponte, fotógrafo mexicano registra sonecas em caçambas

Alejandro Cartagena capturou caronistas mexicanos que trabalham duro bem longe de suas casas para ilustrar diferenças socioeconômicas do país

02/01/2014 14:26 / Atualizado em 04/05/2020 14:06

Algumas vezes é preciso olhar para baixo para enxergar algo que está diante de nós. Foi isso que o fotógrafo Alejandro Cartagena descobriu quando ele parou em uma ponte da estrada 85 de Monterrey, México, e ficou olhando para os carros que passavam abaixo.

O que ele viu, e fotografou, foi uma série de caminhonetes que carregavam trabalhadores mexicanos voltando para casa no fim do dia. O resultado, que foi condensado no ensaio “Car Poolers”, pode ser conferido na galeria abaixo.

O objetivo do fotógrafo com seu ensaio é ilustrar as diferenças socioeconômicas do país. As pessoas registradas nas fotografias trabalham nas construções dos bairros ricos da cidade e, devido à falta de transporte público, voltam de carona para suas casas, localizadas na periferia. Exaustas, elas dormem e descansam como podem, nas caçambas.

A série foi feita entre 2011 e 2012. Nesse período, Cartagena passou um ou dois dias por semana parado em cima da ponte, observando o movimento dos veículos e fazendo alguns registros. As fotos do projeto “Car Poolers” já rodaram o mundo e estarão expostas até o dia 31 de janeiro na galeria United Photo Industries HQ, em Nova York.

Com informações da BBC.