De cima de uma ponte, fotógrafo mexicano registra sonecas em caçambas
Alejandro Cartagena capturou caronistas mexicanos que trabalham duro bem longe de suas casas para ilustrar diferenças socioeconômicas do país
Algumas vezes é preciso olhar para baixo para enxergar algo que está diante de nós. Foi isso que o fotógrafo Alejandro Cartagena descobriu quando ele parou em uma ponte da estrada 85 de Monterrey, México, e ficou olhando para os carros que passavam abaixo.
O que ele viu, e fotografou, foi uma série de caminhonetes que carregavam trabalhadores mexicanos voltando para casa no fim do dia. O resultado, que foi condensado no ensaio “Car Poolers”, pode ser conferido na galeria abaixo.
- Picada por cobra, fotógrafa é encontrada na mata após 2 semanas desaparecida
- Exposição em São Paulo: descubra onde curtir arte
- Atrium Shopping reúne celebridades e pets em exposição inédita no ABC
- Hora do registro: 6 praias fotogênicas no litoral de São Paulo
O objetivo do fotógrafo com seu ensaio é ilustrar as diferenças socioeconômicas do país. As pessoas registradas nas fotografias trabalham nas construções dos bairros ricos da cidade e, devido à falta de transporte público, voltam de carona para suas casas, localizadas na periferia. Exaustas, elas dormem e descansam como podem, nas caçambas.
A série foi feita entre 2011 e 2012. Nesse período, Cartagena passou um ou dois dias por semana parado em cima da ponte, observando o movimento dos veículos e fazendo alguns registros. As fotos do projeto “Car Poolers” já rodaram o mundo e estarão expostas até o dia 31 de janeiro na galeria United Photo Industries HQ, em Nova York.
Com informações da BBC.