De offline a ver o passado, veja 8 funções úteis do Google Maps
O Google demonstrou nesta nesta semana para jornalistas no Rio de Janeiro uma série de funções recentemente implementadas do seu aplicativo Google Maps. A empresa de tecnologia tem reforçado os seus esforços na capital carioca para receber os turistas que vêm para os jogos olímpicos na capital carioca. Veja as principais novidades:
1. A função explorar
Rio de Janeiro e São Paulo receberam a função Explorar, disponível no Android, que permite encontrar opções de alimentação em diversas categorias: de preços baixos, a locais de frente para a praia, a estabelecimentos para as crianças, por exemplo. O interessante é que esses lugares são selecionados não por anúncios, mas pela Inteligência Artificial do Google, que define de forma orgânica a classificação a partir dos dados dos diversos usuários.
2. O mapa offline
Carlos Aranha do Google disse durante a apresentação que outra função muito pedida pelos usuários é o uso do Maps offline. Com essa função, você pode utilizar o mapa mesmo que esteja fora da cobertura de 3G ou wi-fi. Você pode definir a área de mapa que será baixado no seu celular, inclusive a cidade inteira onde você mora. Esse mapa é deletado depois de 28 dias se não utilizado para que não gaste muito espaço no seu smartphone.
- Google Voos: ferramenta ajuda a encontrar passagens mais baratas
- Conheça 4 apps para encontrar os melhores restaurantes em qualquer lugar
- Aprenda como encontrar os melhores restaurantes em qualquer lugar do mundo
- Como escolher restaurantes em viagens: as melhores ferramentas online
3. Alertas de trânsito
Com integração com o aplicativo Waze, também da empresa, o Google Maps se tornou mais inteligente. Ele usa tanto os dados dos usuários do popular aplicativo de rotas quanto uma API, ferramentas distribuídas gratuitamente pelo Google que podem ser usadas por prefeituras do país para determinar trechos que estejam em obras por exemplo.
4. Ônibus em tempo real
Outra colaboração entre o Google e prefeituras acontece com o posicionamento em tempo real da localização dos ônibus através do GPS nos mapas de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. A localização dos ônibus da rede pública aparecem para os usuários do Google Maps, assim como o seu tempo previsto de chegada em cada ponto do trajeto. Basta aproximar o mapa de um dos pontos que o cronograma aparece automaticamente.
5. Rotas de bicicleta
As bicicletas cada vez mais se tornam uma opção popular para se locomover nas cidades. O Google Maps agora mostra não apenas trajetos para você fazer com sua bike, como também o quão íngreme é o caminho. Assim você pode escolher um caminho um pouco mais longo, mas que não tenha muita subida.
6. Uber e táxi
O Google Maps começa a se integrar outros aplicativos de mobilidade e táxi. Ao fazer um trajeto no app é possível ali mesmo chamar um carro da Uber ou da 99 Taxi, empresas que já aderiram ao sistema. E os preços já aparecem lado a lado para que o usuário escolha a melhor opção.
7. Street View histórico
O Street View também recebeu novidades na cidade do Rio de Janeiro. Todo o mapeamento da cidade foi refeito para refletir as modificações pelas quais a cidade passou para receber os jogos olímpicos. Ainda assim, usuários do desktop podem viajar no tempo comparando como a cidade era em 2010 e como como ela está agora.
8. Street View interno
O street view também saiu apenas das ruas. Os usuários podem agora visitar a estrutura interna de diversos locais dos Jogos Olímpicos, como dar uma volta pelo gramado do Estádio do Maracanã ou passear pelo centro Aquático de Maria lenk em Jacarepaguá.