Descubra se os filmes ‘baseados em fatos reais’ contam o que aconteceu de verdade

Assistir a um filme baseado em fatos reais significa que ele é realmente fidedigno aos acontecimentos da história, certo? Ou não? Será que os roteiristas incluem fatos e personagens que não existiram na realidade para dar uma emoção a mais na trama?

Para quem está interessado em saber mais sobre as alterações da realidade feitas nas produções “baseadas em fatos reais”, o site “Information is Beautiful” traz uma compilação de filmes para mostrar o quanto da trama bate com o que realmente aconteceu.

O trabalho da página é bastante detalhado e mostra trechos de filmes que são reais ou totalmente falsos.

“A Grande Aposta” é um filme que bate com o que aconteceu

O filme “A Rede Social”, por exemplo, tem 71,7% de precisão, segundo o site. Um dos fatos que não aconteceu na realidade já aparece bem no começo da trama: o empresário Mark Zuckerberg, interpretado pelo ator Jesse Eisenberg, namora com uma garota chamada “Erica”, que na verdade não existiu. Na verdade, nessa época retratada na película, ele já namorava Priscilla Chan, sua atual esposa.

“A Grande Aposta” também é uma obra considerada bastante real: a página revela que as cenas têm 88,4% de precisão.

Já “O Jogo da Imitação” não é tido como um filme que se preocupa realmente com os fatos reais. Apenas 35,7% da história condiz com a realidade.

Quer ver a comparação entre o real e o inventado em outros filmes? Acesse o site aqui.