Design e criatividade: baixe o livro ‘Reciclando os Sentidos’

Cordas comuns tornam-se matéria prima para objetos jamais imaginados antes nas mãos dos designers Campana. Um simples banco de bicicleta torna-se um objeto ícone pelo designer italiano Achille Castiglioni. Uma simples lâmpada, tão conhecida de todos nós (e anônima na maioria das vezes), se transforma num objeto ícone quando o alemão Ingo Maurer cria a luminária alada Lucellino. Como é possível um simples espremedor de frutas se transformar em um dos ícones de design mais conhecidos no mundo?

São inúmeros os exemplos de objetos que podem se transformar a partir da criatividade. O livro “Reciclando os Sentidos”, do designer e pesquisador mineiro Camilo Belchior, discute o papel cada dia mais estratégico do design em ressignificar produtos, objetos, espaços, marcas e serviços, entre outros. Ressignificar é dar um novo sentido ao objeto, alterar seu conceito, percepção ou interpretação original. A obra está disponível para download gratuito no site.

Em outubro de 2001, o lançamento do Ipod alterou o sentido que dávamos ao mp3. Em 2007, o Iphone mudou a forma como percebíamos as possibilidades de uso do celular. O autor explica que o enorme sucesso da Apple se deu pela transformação da forma como interagíamos com os objetos. “Até então, sempre precisávamos de algo para nos ligar às coisas. A empresa trouxe de volta a ideia do contato e, pela primeira vez desde a Revolução Industrial, quando fomos afastados dos artefatos, o ser humano voltou a usar o movimento dos dedos e passou a ter mais contato físico com os objetos”, relata.

Belchior explica que a ressignificação, além de trazer novos sentidos e novas formas de interação entre homem e objeto, pode ser uma das ferramentas para a sustentabilidade. “As pessoas deixam seus produtos e objetos de lado porque em algum momento de suas vidas eles perderam o sentido inicial e, com isso, o desinteresse assume a situação e o objeto é descartado. Precisamos, dessa forma, avaliar a eficácia da reciclagem como um processo de reaproveitamento de objetos. Para evitar o descarte, a reciclagem precisa se aliar também à criatividade. As pessoas deixariam de descartar seus produtos/objetos com tanta facilidade se seus significados se alterassem para elas”, relata.

O livro está disponível para download gratuito no site: www.reciclandoossentidos.com