Designer cria Liga de Supervilões da vida real

Brasileiro mistura ditadores, assassinos e até Mark Zuckerberg com os vilões das histórias em quadrinhos

A ficção moderna precisa evocar a realidade para se tornar realmente significativa e assustadora. Foi partindo desse princípio que o designer paranaense Butcher Billy criou sua “Legião da Destruição” (Legion of Doom, no original em inglês), uma espécie de liga da justiça maligna que reúne os supervilões da vida real.

Na mistura entre personagens históricos e quadrinhos, o curitibano reuniu ditadores, assassinos e até Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, a alguns dos vilões mais famosos das histórias norte-americanas.

A legião dos supervilões históricos e atuais da vida real

A liga

“Esta série”, conta ele em sua página no Behance, “é uma experiência em que um ditador, um psicopata, um assassino (às vezes eles são o pacote inteiro) ou mesmo uma figura suspeita da vida real é misturada com um cara ruim dos quadrinhos – estranhamente relacionado de alguma forma ou de outra com o seu homólogo.”

Mao Tse-Tung, vira Darkseid, inimigo do Superman, por ambos terem feições “de pedra”. A versão de um universo paralelo do Superman, conhecido como “Bizarro”, tem um rosto rústico e quadrado como o do ex-governante Líbio Muammar Gaddafi. Galactus, a entidade cósmica conhecida como The World Eater (O Devorador de Mundos), obviamente se encaixa com o “carismático” Adolf Hitler.

Outros governantes também são lembrados. Impressiona, por exemplo, a semelhança física entre Kraven (O Caçador), inimigo do Homem-Aranha e Joseph Stalin, inimigo de Trotsky. O ex-presidente norte-americano George Bush “caiu bem” como Duas-Caras tanto fisicamente quanto contextualmente.

Por último, alguns assassinos e figuras duvidosas também foram lembrados. O rosto de Osama Bin Laden lembra a máscara do Duende Verde, que também voava jogando bombas por aí. Tanto Mark Chapman, autor dos disparos que mataram John Lennon, quanto Dr. Octopus são gordinhos, usam óculos e tem obsessão por seus antagônicos. Quem vê as entrevistas do psicopata Charles Manson pensa rapidamente no Coringa interpretado por Heath Ledger. E Zuckerberg  é o nerd da tecnologia que nunca matou ninguém, mas quem sabe o que ele pode fazer com tantas informações pessoais em mãos?

Confira como ficaram os mashups de Butcher Billy nas imagens abaixo e diga o que achou.