Designer cria móveis 2D que não ocupam espaço

02/06/2016 16:09 / Atualizado em 22/03/2017 10:56

Morar em uma casa ou apartamento pequeno exige muita adaptabilidade e criatividade – ou, como se costuma dizer no Brasil, tem que saber “dar um jeitinho” (ou “fazer uma gambiarra”). Mas o designer coreano Jongha Choi encontrou uma maneira muito elegante e funcional de aliviar espaço em lugares apertados: criando bancos 2D que facilmente se convertem em 3D.

Os objetos fazem parte de uma coleção chamada “De-Dimension”, e têm dobradiças que permitem que eles se dobrem a ponto de parecerem ter apenas duas dimensões. Assim, fica fácil de guardá-los ou mesmo de pendurá-los na parede, como verdadeiras obras de arte.

Porém, Jongha explica no seu site que o conceito dos banquinhos vai muito além da preocupação com espaços pequenos: “ao contrário do que fazíamos no passado, não estamos mais vendo a imagem 2D apenas como uma maneira de reproduzir objetos. Estamos dando uma verdadeira identidade para ela. Em outras palavras, apesar da imagem ainda mostrar o seu efeito visual em um plano liso, ela não é apenas uma representação, mas uma verdadeira experiência”.

Confira o vídeo da coleção “De-Dimension”: