Designers baianos confeccionam cartazes para doar aos ambulantes no Carnaval

O mote é mesclar arte com o popular

Um grupo de designers baianos resolveu se unir e, de forma voluntária e colaborativa, recriar os cartazes utilizados por ambulantes na divulgação de seus produtos nas ruas de Salvador.  Trata-se do projeto Ambulante Arte, que fará ações durante o Carnaval.

Neste primeiro momento, os trabalhos estão concentrados na página do Facebook do projeto e é também por lá que outros profissionais podem sugerir e enviar suas criações. “Cerveja grátis só que não”, “Cerveja a preço de banana” e “Piriguete 3 por 5” (calma, piriguete é o apelido carinhoso de uma latinha de cerveja de 269 ml) são algumas das frases estampadas nos cartazes. Confira as imagens abaixo:

Um dos idealizadores do coletivo, o designer Diego Mira, de 29 anos, explica que a proposta surgiu com a vontade de fazer interagir arte com o popular. “Foi bem por essa linha que seguiu o projeto: tentar chamar atenção de uma forma inusitada, resgatar o jeito baiano e festivo de fazer tudo, de vender seu peixe”, diz.

A partir de 17 de fevereiro o grupo inicia o serviço prático: entregar os cartazes aos vendedores ambulantes. “Entregaremos nos principais circuitos: Barra-Ondina e Campo Grande. Vamos conversar com eles e ver se topam trocar seus cartazes pelos nossos”, conta Mira.

A principal técnica é a tinta sobre papelão, mas muitos dos colaboradores preferem e podem produzir no computador e depois imprimir os trabalhos. Até agora não se contabilizou um número máximo de cartazes. Tem uma ideia criativa e manja de designer? Vai lá e colabore também!