Diários de Bicicleta

O músico, produtor, cineasta, e ex-guitarrista do Talking Heads, David Byrne, esteve em Paraty, durante a 9a edição da Flip, para apresentar o livro “Diários de Bicicleta”, que acaba de ser lançado.

O livro é uma coleção de relatos, crônicas e ensaios que David realizou em diferentes cidades do mundo, a respeito de suas experiências sobre duas rodas. A leitura é agradável como pedalar, fluente e rica em pensamentos sobre urbanismo sustentável, música e memórias pessoais.

Durante suas turnês musicais, David sempre levou consigo uma bicicleta desmontável para poder conhecer as cidades pelas quais passava. “Eu iria enlouquecer nas turnês se ficasse apenas nos hotéis! Levar a bicicleta comigo foi uma forma de manter minha sanidade mental”.

Para o autor, “Diários de Bicicleta” não é um livro sobre bicicletas, mas um livro sobre as cidades como lugares de circulação, uma reflexão sobre o espaço urbano e a interação entre as pessoas. Ativista do movimento pelas bicicletas na cidade, David Byrne explica que começou a pedalar pelas cidades pelo prazer de sentir a liberdade. Os aspectos ambientais e urbanísticos foram um “efeito colateral” da emoção das pedaladas.

Entre as cidades mais agradáveis de pedalar, Byrne cita Ferrara, Copenhagen, Berlim e Amsterdam. Para o autor, São Paulo tem um enorme potencial para ser uma cidade pedalável, mas hoje é uma das cidades mais caóticas para andar de bicicleta.

Assista trecho da palestra “Tour dos Trópicos” com David Byrne e o especialista em transportes Eduardo Vasconcellos durante a Flip:

http://www.youtube.com/watch?v=HuId2ErCGRM&feature=youtu.be