Dicas para comprar um celular usado

06/02/2015 14:06 / Atualizado em 06/05/2020 18:41

 
 
O recommerce está em alta no Brasil e quando pensamos em comprar um celular seminovo, a Redial surge rapidinho na cabeça dos brasileiros.

Porém, quando você pensa em ter a atitude inteligente e sustentável de comprar um smartphone usado de um amigo, ou conhecido, sem a nossa ajuda, alguns pontos importantes precisam ser levados em consideração, assim você evita transtornos e dores de cabeça por ter economizado em uma “compra errada”.

Vamos as dicas?

Dica 01

O vendedor pode ser seu amigo de infância, seu vizinho há anos, ou a pessoa que você está a fim.

Se decidir comprar um celular usado de uma pessoa conhecida, nunca feche a compra caso o produto não tenha nota fiscal, afinal, sem ela você não tem como saber informações importantes, como a data da compra, se possui garantia, em qual loja foi comprado – e o principal, não consegue provar que o aparelho não é roubado.

Dica 02

Produtos usados podem ter risquinhos leves, causados pela falta do uso de uma película ou capinha logo no início de uso do produto. Porém, aparelhos com marcas fortes, com lascas e rachados podem ser sinal de queda ao chão.

Com isso, você corre o risco de adquirir um produto que aparentemente funciona na mão do vendedor, mas que após passar semanas em suas mãos, a coisa não é bem assim. Sinais leves podem passar, mas sinais bruscos de total mal uso ou queda, podem ser um ótimo alerta para você evitar a compra e partir adiante.

Dica 03

Tanto para quem compra, quanto para quem vende um mobile usado, é essencial guardar a caixa e todos os acessórios que compõe o produto, incluindo os saquinhos plásticos de cada item.

Afinal, nada melhor do que oferecer um produto a um possível comprador, ou receber a oferta de um produto na caixa, com tudo certinho, sem faltar nada. Isso causa uma excelente impressão e demonstra cuidado e zelo ao produto. Caixa, Manual, CD, Fones, Carregador, entre outros, são sempre importantes, ok?

Dica 04

Sinceridade é o item principal e quem for comprar um eletrônico como esse deve saber se o mesmo passou pela assistência técnica alguma vez. Saber o histórico do gadget é fundamental para evitar problemas no futuro. Se mesmo com a resposta do vendedor a dúvida persistir, basta abrir o aparelho com cuidado e verificar se um lacre que fica acoplado na parte fixa do aparelho está violado. Se estiver, faça “cara de paisagem” e desista da compra!

Veja mais detalhes no site da Redial.