Direto ao assunto: aplicativos de paquera e sexo ganham popularidade no Brasil

Tecnologia e geolocalização uniram-se facilitar o encontro de casais. Mas essas ferramentas têm unido ou distanciados as pessoas?

04/11/2013 13:54 / Atualizado em 04/05/2020 13:55

Tinder mostra quais são as pessoas próximas de você e revela amigos e páginas em comum
Tinder mostra quais são as pessoas próximas de você e revela amigos e páginas em comum

Desde os tempos das salas de bate-papo, a internet já era utilizada como plataforma para a paquera, namoro e sexo. Agora, com a popularização dos smartphones, a tecnologia tornou-se um verdadeiro empurrão para relacionamentos casuais e sérios.

Entre os novos aplicativos de relacionamento, o Tinder ganhou destaque pelo funcionamento simples. Ele permite que o usuário opte se está procurando homens ou mulheres e procura pessoas próximas. Depois da localização, existe a opção de aprovar ou descartar as fotos dos usuários que surgem. Quando a aprovação é mútua, uma conversa privada é iniciada.

O aplicativo também identifica amigos e páginas de interesse em comum.

Segundo informações da Folha, o Tinder cresce 140% ao mês no Brasil. Em breve, será o segundo mercado do aplicativo no mundo, perdendo apenas para os E.U.A.

O Grindr, destinado ao público gay, funciona como um verdadeiro radar do sexo casual
O Grindr, destinado ao público gay, funciona como um verdadeiro radar do sexo casual

Direto ao assunto

Outro aplicativo de relacionamentos atual é o Bang With Friends, que passa por remodelagem e agora se chamará Down. Ele é restrito à sua rede de amizades e amigos de amigos. Basta selecionar quais pessoas você gostaria de sair ou transar e esperar que a vontade seja a mesma do outro lado.

Caso seja correspondido, o aplicativo envia uma notificação.

Uma das primeiras redes sociais de relacionamento à ganhar popularidade foi o Grindr, uma espécie de radar gay, que usa a geolocalização para informar qual a distância de uma possível paquera, apresentando foto de perfil, idade e interesses.

O aplicativo é usado, normalmente, para sexo casual e ganhou sua versão hétero, o Blendr.

Outros aplicativos que vem ganhando popularidade são o Pegava Fácil, We Chat e o Skout.