Dispositivo pretende proteger mulheres de agressões e estupro
Visando proteger as mulheres de agressões e estupros, a empresa ROAR criou uma ‘joia inteligente’ que emite um alarme alto e envia a localização da usuária em uma situação constrangedora para uma lista de contatos de emergência. Para funcionar, a mulher deve pressionar o botão do dispositivo chamado Athena por três segundos.
Além de ajudar a prevenir agressões físicas, a empresa pretende mudar a cultura do estupro por meio da educação. De acordo com a ROAR, o alarme é apenas uma medida preventiva para ajudar as mulheres na hora. A companhia planeja doar 10% da verba coletada no site de financiamento coletivo (criada para reunir fundos para a primeira produção do dispositivo) para a Fundação One Love, que educa estudantes de ensino médio e universidades sobre violência contra a mulher.
Apesar de estar sendo anunciado como um produto para mulheres, a tecnologia também poderá ser utilizada por homens, crianças ou idosos. No futuro, a empresa pretende adicionar funções ao dispositivo, como a capacidade de acionar a polícia e implantá-lo diretamente nas roupas.