Documentários de Arquitetura e Urbanismo para assistir em 2015

10/03/2015 18:13 / Atualizado em 06/05/2020 19:26

 
 
No começo de 2015 submergimos no fascinante e distinto mundo dos documentários para coletar uma série de títulos de interesse para os apaixonados pela arquitetura e urbanismo.

 
 

 

Estreias ou clássicos, teóricos ou curiosos, a seleção deste ano apresenta diversos filmes brasileiros, portugueses e internacionais, que abordam conteúdos sobre a habitação, biografias de grandes arquitetos e diversos outros temas como a decadência urbana de Veneza ao se ver consumida pelo turismo, a experiência de um casal que habita a polêmica “8 House”, projetada pelo BIG, e até mesmo um documentário da NatGeo que nos mostra como funciona a impressionante fábrica de Lego.

Em ordem aleatória, apresentamos alguns documentários que acreditamos, devem ser vistos em 2015. A lista completa pode ser vista no ArchDaily Brasil. Confira:

Bernardes (2014) / Paulo de Barros + Gustavo Gama Rodrigues
Neste documentário, o arquiteto Thiago Bernardes repassa os principais sucessos da vida laboral e familiar de seu brilhante e polêmico avô Sérgio Bernardes, incluindo material iconográfico e audiovisual exclusivo, parte da coleção pessoal de manuscritos, desenhos técnicos e croquis do arquiteto. “Por que pararam de falar dele?”, o documentário está estruturado para responder esta pergunta.

Pina (2011) / Wim Wenders
Desenvolvido numa estreita colaboração com a célebre bailarina alemã Pina Bausch, antes de sua morte em 2009, este documentário nos apresenta uma série de coreografias inspiradoras. Entornos urbanos, impressionantes paisagens ou alguns edifícios – como a Zollverein School of Management and Design dos arquitetos vencedores do Pritzker Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, do SANAA – são alguns dos cenários escolhidos.

Precise Poetry, Lina Bo Bardi’s Architecture (2013) / Belinda Rukschcio
Criando poesia através da precisão arquitetônica. Esta é a premissa do documentário de Belinda Rukschcio sobre a famosa arquiteta ítalo-brasileira, Lina Bo Bardi. O filme é construído tendo como base uma série de entrevistas realizadas com seus colegas e amigos, que relatam as limitações sociopolíticas e eventos pessoais que deram lugar a uma produção arquitetônica atemporal. Uma viagem cinematográfica através de suas obras mais importantes, localizadas em São Paulo e Salvador.

Casa para todos (2012) / Andreas Pichler
O estouro da bolha imobiliária na Espanha criou 3,6 milhões de unidades habitacionais. Concluídas ou não, estas unidades enfrentam um futuro incerto. Como é que o homem e a natureza recuperarão estes espaços? Entre ruínas, turistas ingleses e imigrantes ilegais, este filme evita uma abordagem jornalística e apresenta esses lugares que partilham uma história comum: de uma sociedade que possui um incontrolável desejo pelo status.

Qual é o teu espaço favorito? (2014) / Building Pictures
Building Pictures, convidou arquitetos, estudantes de arquitetura, paisagistas, antropologistas, artistas e outras pessoas criativas a documentar a arquitetura portuguesa através de filmes que compartilhassem suas percepções e experiências em espaços que marcam as lembranças, sejam inspiradores ou corriqueiros, enfim, os lugares favoritos de cada um. Foram enviados 31 vídeos e 24 foram selecionados para a edição deste documentário experimental sobre a Arquitetura Portuguesa.

Álvaro Siza: Transforming Reality (2012) / Michael Blackwood
Neste filme, o renomado arquiteto português discute seu trabalho e visita 15 projetos com o historiador de arquitetura Kenneth Frampton, que considera Siza um dos arquitetos mais importantes da atualidade.

Microtopia (2013) / Jesper Wachtmeister
O documentário de Jesper Wachtmeister explora como os arquitetos, artistas e designers podem ampliar os limites aparentemente possíveis para habitar nosso planeta baseados nos conceitos de portabilidade, flexibilidade e independência da “rede”. Quanto espaço, materiais e outros luxos realmente necessitamos? Uma série de inovadoras propostas se unem no esforço de formar novas comunidades sustentáveis sem consequências ambientais.

The School as City (2012) / Moniek van de Vall + Gustaaf Vos
“The School as City” nos apresenta a luta do arquiteto holandês Herman Hertzberger, que aos 80 anos de idade ainda busca implementar suas ideias relacionadas com a educação e o espaço físico onde ela acontece. Os realizadores o acompanham na visita de alguns de seus edifícios educacionais mais emblemáticos e se reúnem com os clientes de seus novos projetos. Hertzberger propõe a liberdade de movimento e a máxima transparência como as condições essenciais para uma aprendizagem saudável.

Christiania, 40 Years Of Occupation (2014) / Robert Lawson + Richard Jackman
A cidade livre de Christiania é uma ocupação anarquista em Copenhagen, Dinamarca. Formada nos anos 70 por centenas de jovens idealista que lutavam contra uma severa escassez habitacional, a comunidade “autogovernada” cobre 35 hectares onde residem atualmente mais de 800 pessoas. Ao longo dos anos, Christiania construiu uma cultura baseada no consenso do grupo e uma próspera economia de restaurantes, bares, indústrias artesanais e o comércio aberto de maconha. O documentário homônimo nos conta sua história sob a lente de Robert Lawson e Richard Jackman.

Concrete Love (2013) / Maurizius Staerkle-Drux
Concrete Love” é o único documentário existente sobre um dos arquitetos mais importantes da Alemanha Gottfried Böhm. Além de ser o único alemão vencedor do Pritzker, também é o patriarca de uma dinastia de arquitetos composta por seus filhos Stephan, Peter e Paul. O filme apresenta um retrato íntimo de suas rotinas arquitetônicas diárias, após a morte de sua esposa Elisabeth, fonte de inspiração e ímã emocional dos Böhms.

Bicicleta (2014) / Luís Vieira Campos
Este filme é resultado do convite de Luís Vieira Campos a Valter Hugo Mãe para escrever um roteiro, inspirado no Ladri di biciclette (1948), de Vittorio De Sica. Com o Bairro do Aleixo, na cidade do Porto, como plano de fundo, a história toma ação retratando cenas na Torre 3 e urbanas, onde se juntam atores profissionais e moradores do bairro.

Megafactories: Lego / National Geographic Channel
Lego é uma espécie de fetiche para os arquitetos e este documentário nos mostra os longos processos de pesquisa e desenho que há por trás destes blocos de construção; suas linhas de montagem e as provas realizadas antes de irem ao mercado. Veja o documentário completo abaixo: