Drones do bem: tecnologia que salva vidas

Por: Jacqueline Cordeiro | Comunicar erro

Você já conhece os drones, pequenas aeronaves não tripuladas controladas remotamente, certo?

O objetivo inicial desses dispositivos era militar, permitindo que soldados inspecionassem ou mesmo atacassem uma área de difícil acesso de forma mais segura. Depois passou a ser usado por setores de segurança pública e hoje em dia caiu nas graças do público em geral. Filmagens e fotos aéreas magníficas de paisagens e eventos sociais, coberturas jornalísticas e até mesmo celulares entregues ilegalmente a presos em presídios!

Mas hoje falamos de um uso especial dos drones: salvar vidas. Em apenas 1 minuto, um drone que voa a mais de 100 km/h pode atender vítimas de ataque cardíaco, por exemplo, ou mesmo transportar órgãos humanos em tempo recorde.

E já estão pipocando no mundo todo, experiências positivas com os “drones do bem”.

Na África, em Ruanda, uma empresa chamada Zipline entrega bolsas de sangue e insumos médicos através dos drones, com grande sucesso, eliminando uma espera de 4 horas por suprimentos essenciais para atendimentos de emergência.

Na Suécia, o Instituto Karolinska desenvolveu um drone capaz de carregar um aparelho desfibrilador para socorrer as vítimas de ataques cardíacos em tempo recorde. Segundo o instituto, uma ambulância levaria aproximadamente 10 minutos para chegar até o paciente, enquanto o drone leva cerca de 1 minuto.

Os Estados Unidos fizeram um voo com drone considerado “extremamente bem-sucedido” para transportar um rim de uma mulher em Baltimore, no estado de Maryland. O drone levando o órgão percorreu 4,2 quilômetros em 10 minutos até o Centro Médico da Universidade de Maryland. O mesmo trajeto feito por carro levaria em média de 15 a 20 minutos, isso sem considerar possíveis problemas com trânsito.

A conclusão é que o uso dos “drones do bem” em atendimentos emergenciais parece mesmo garantir mais eficiência e maior probabilidade de sobrevivência dos pacientes necessitados.

Inspiração para hoje: a tecnologia aliada à criatividade impulsiona novas descobertas todos os dias, com o poder de transformar a vida da sociedade e até mesmo salvar vidas.

Autor: Jacqueline Cordeiro

1 / 8
1
09:00
Dim Brinquedim e a arte do brincar
O artista cearense Antonio Jader Pereira dos Santos, também conhecido como "Dim Brinquedim", é o fundador do Museu Brinquedim em …
2
05:46
Criatividade e talento na dança de Deborah Colker
A renomada coreógrafa brasileira Deborah Colker está com sua nova apresentação "Cão sem plumas" rodando mundo a fora. Nossa equipe foi …
3
09:08
A magia dos arranjos musicais
O compositor e multi-instrumentista Antonio Loureiro é entrevistado pelo jornalista Gilberto Dimenstein neste novo vídeo da série Mestres da Criatividade. A …
4
05:33
Chega de embalagens: preservando o meio ambiente
Já pensou entrar em um supermercado em que os produtos são todos vendidos a granel, sem embalagens? Você leva o …
5
02:35
Criatividade e Solidariedade: transformando a dor em beleza.
A vida do garoto Angelo Henry, morto em 2014, inspirou uma linda história de solidariedade que ressoará na vida de …
6
01:17
A mãe que reescreveu a história da sua filha
O que uma mãe não faz por seus filhos? A Alessandra, mãe da Naná, notou que às vezes havia uma certa …
7
02:47
Não existe nada por acaso
Um dos melhores intérpretes da MPB, Simoninha doou o seu talento à Orquestra Sinfônica Heliópolis em um show no Masp …
8
04:36
Brasileira cria aplicativo que promove a inclusão
"Brainy Mouse" é o nome do aplicativo que une criatividade, inclusão e tecnologia. Criado pela brasileira Ana Sarrizo esse jogo carrega …