E-book gratuito orienta professores de alunos com deficiência visual
“Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física” é produto de um estudo de pós-doutorado de Eder Pires de Camargo, professor da Unesp de Ilha Solteira. Supervisionado pelo professor Roberto Nardi, da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Bauru o estudo vai contribuir com o aprimoramento de docentes que lidam com alunos que têm deficiência visual.
A inclusão de alunos com deficiência no ambiente escolar é um tema que requer ser pesquisado para que práticas educacionais adequadas à nova realidade sejam propostas. Isto porque, muitos alunos com deficiência passaram a frequentar o ambiente escolar sem que alguns comportamentos tenham sido analisados e revistos.
Na publicação que conta com o apoio da Fapesp, foram analisados contextos comunicacionais, adequados ou não, para processos de ensino e aprendizagem de física, onde estavam inseridos alunos com e sem deficiência visual.
Eder Pires de Camargo analisou os conhecimentos que professores do ensino médio devem ter para promover a inclusão de alunos com deficiência visual em atividades educacionais. O docente toma como exemplo a experiência obtida durante os cursos de licenciatura onde futuros docentes da disciplina de graduação Prática de Ensino propõem, implementam e avaliam novas práticas de ensino para turmas mistas.
A análise mostra que muitos conceitos físicos não dependem da visão para serem compreendidos e indica ainda, os que necessariamente carecem da percepção visual para completo entendimento.
A publicação aponta uma série de conhecimentos inerentes dos conceitos e fenômenos físicos e da deficiência visual que se fazem necessários para que alunos cegos ou com baixa visão participem, de forma efetiva, das aulas de física e propõe atividades desenvolvidas pelos futuros professores.
Para fazer o download gratuito do livro clique aqui. A publicação também pode ser adquirida na versão impressa.