Empresa está ensinando carros autônomos a dirigir jogando ‘GTA V’

Salvo o lado da destruição em massa, é inegável que o mundo de “GTA V” é uma simulação impressionante da realidade. E, por incrível que pareça, no entanto, pesquisadores da indústria automotiva discordariam dessa afirmação, já que estão usando o game para aprimorar a inteligência artificial responsável por guiar veículos autônomos.

Por mais de grandes companhias como Ford, Uber e Waymo (da Alphabet) tenham planos de lançar seus carros sem motoristas dentro de alguns anos, os algoritmos ainda têm muito o que aprender antes de conseguirem reagir a todo tipo de situação que pode acontecer nas ruas. A velocidade de obtenção de dados por automóveis reais equipados com os sensores necessários, no entanto, é muito lenta, de forma que se torna necessário incluir simuladores no processo – e é aqui que GTA entra.

Ano passado, cientistas da Darmstadt University of Technology, na Alemanha, e da Intel Labs desenvolveram um sistema capaz de extrair informação visual diretamente do título da Rockstar. De lá pra cá, pesquisadores modificaram algoritmos derivados do software de Grand Theft Auto V para usá-los no aprimoramento das IAs dos carros autônomos.

Obviamente, as rodovias e ruas da cidade fictícia de Los Santos não são substitutos perfeitos para o mundo real, mas o fato é que a quantidade de variáveis imprevisíveis no game consegue chegar relativamente perto da realidade.

Veja mais informações no site do Tecmundo.